Prefeitura reforma imóvel e inaugura Farmácia do Povo; Local já está em funcionamento

Por meio da Secretaria Municipal da Saúde, a Prefeitura de Pirassununga disponibiliza agora um novo local para a distribuição de medicamentos controlados e de receituário comum: a Farmácia do Povo “Dr. Marcos Roberto Sgambati”.

A inauguração de mais um equipamento para a Saúde Municipal foi realizada na noite desta quarta-feira (3), no local, situado à Rua Siqueira Campos, 1.770, próximo ao Covabra do Centro.

A cerimônia contou com as presenças do prefeito Ademir Alves Lindo, da primeira-dama Liliane Pavão Alves Lindo, do vice-prefeito Milton Dimas Tadeu Urban, do secretário de Saúde, Edgar Saggioratto e do Brigadeiro do Ar, Mário Augusto Baccarin, ex-comandante da Academia da Força Aérea, além de vereadores, secretários municipais e familiares do Dr. Marcos Roberto Sgambati, que dá nome à nova unidade.

O projeto de reforma contou com as seguintes melhorias: construção de dois banheiros públicos, sendo um para deficientes, reforma dos ambientes internos, substituição de revestimentos, de pisos, troca de vidros, substituição do forro, das calhas, pinturas interna e externa. Todos os serviços foram realizados com recursos próprios pelos servidores da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Obras.

O local já está em funcionamento e atende em dias úteis, de segunda a sexta-feira.

Na inauguração da Farmácia do Povo o prefeito Ademir Lindo fez pronunciamento explicando a necessidade da nova estrutura. Ele elogiou e agradeceu ao secretário de Saúde, Edgar Saggioratto, e relembrou que a Prefeitura de Pirassununga tem gasto quase 34% de tudo que entra na Saúde – sendo que a exigência legal é de apenas 15%. O prefeito lembrou que são quase R$ 2 milhões aportados mensalmente apenas na Santa Casa, citando ainda vários convênios na área da Saúde. Segundo o chefe do Executivo, é necessário canalizar os recursos à Saúde para o setor não parar.

Sobre a centralização da farmácia, Ademir Lindo ressaltou que havia problemas no controle dos remédios, que são caros. Ele pediu cuidado à população para não desperdiçar e ressaltou que a farmácia deve melhorar a distribuição dos remédios.

“Nosso país nunca viveu uma crise econômica, política e social como a que nós estamos vivendo. Falta dinheiro para tudo, mas graças ao bom Deus aqui em Pirassununga muita gente tem me ajudado, muita gente tem dado uma mão para que as coisas não parem, e aqui as coisas estão andando”, defendeu o prefeito.

O secretário de Saúde, Edgar Saggioratto, comemorou a entrega de mais um prédio para atendimento. “Essa inauguração é o começo de um grande projeto que temos na Saúde de Pirassununga”, informou ele, relatando que a ideia é implantar na cidade o prontuário eletrônico no Município, reunindo informações de todos os pacientes, representando economia significativa aos cofres públicos, permitindo melhor aplicação dos recursos. “O projeto já está em andamento. Logo estaremos implantando tudo isso”, defender Edgar, que agradeceu aos funcionários das secretarias de Obras e da Saúde, que trabalharam diretamente na obra.

O vereador Leonardo Sampaio elogiou a iniciativa. “A gente olha tudo que está sendo feito aqui na frente. Essa rua, essa rotatória. Tudo isso aqui é desenvolvimento. Sinal que as coisas estão acontecendo, e é disso que a gente precisa: que as coisas aconteçam”. Ele também ressaltou a importância da entrega do prédio, e reforçou o trabalho da Câmara Municipal na luta por obtenção de verbas para aplicação na Saúde do Município.

O prédio que vai abrigar a Farmácia do Povo não estava sendo utilizado, e com isso vislumbrou-se a oportunidade de utilizar o espaço para prestar um atendimento mais eficiente.

Vale lembrar que a entrega dos medicamentos de Alto Custo e dos adquiridos para atendimento de ordem judicial continua a ser realizada na Secretaria de Saúde.

Também estiveram presentes na cerimônia os vereadores Leonardo de Souza Filho, Vitor Naressi, e os secretários municipais Jorge Luís Lourenço (Governo), Vivane dos Reis (Administração), Antonio Carlos Felix (Planejamento), Priscila Sampaio de Souza (Direitos Humanos), Sonia Mangetti (Promoção Social), José Lourenço Marinho (Esportes), Valdir Rosa (Meio Ambiente), Paulo Tannus (Segurança), José Salvador Machado (Obras), Natal Furlan (Agricultura), Roberto Bragagnollo (Cultura) e Leonardo Flink (Finanças).

Ainda presenciaram o evento Luiz Gonzaga Neves (Procurador Geral do Município), João Alex Baldovinotti (Superintendente do Saep), Amaury Andreotti e Artur Gravena (Secretaria de Saúde), Anderson Rossi (comandante da GCM), Hubiratan Penteado (Diretor de Habitação), Maria Aparecida Tuckumantel (diretora do Conservatório Municipal) e outros representantes da administração municipal.

Atuante em Pirassununga, Dr. Marcos Roberto Sgambati foi homenageado

A Farmácia do Povo recebeu o nome de “Dr. Marcos Roberto Sgambati”. Diversos familiares dele estiveram na Farmácia e assistiram à cerimônia de inauguração da unidade que leva o nome do atuante e respeitado médico.

Ele nasceu em Pirassununga em 12 de junho de 1940, filho de Vicente Sgambati e Antonieta Sgambati. Completou o Curso Científico no Instituto de Educação Pirassununga e cursou a Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto/SP, onde fez residência e se formou na especialidade de ginecologia e obstetrícia. Marcos Sgambati trabalhou em Pirassununga como médico por mais de 30 anos, onde fez cerca de 12 mil partos. Casou-se com Eliana Sgambati e teve uma filha, Ana Carolina Sgambati.

Exemplar cidadão e médico querido pela população pirassununguense, Marcos Sgambati chegou a exercer o cargo de vereador suplente por 30 dias. Ele faleceu em 12 de junho de 2019.