Demais 2Destaque da CidadeIndústria e Comércio

Prefeitura prevê qualificar mais 500 pessoas através do SENAI em 2022

A Prefeitura de Pirassununga, por meio da secretaria de Comércio e Indústria, em parceria com o Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo, iniciou uma série de cursos de capacitação profissional voltados a qualificação e formação para o mercado de trabalho e também voltado para os microempreendedores individuais (MEI) ou potenciais empreendedores no município.

Os esforços se iniciaram outubro de 2021 quando o Secretário Municipal de Comércio e Indústria, Vitor Naressi Netto recebeu o Professor Alexandre Barreto, Diretor do SENAI Regional e Devanir Guares, Diretor SENAI Araras para traçar o planejamento para oferecer uma variada gama de cursos de qualificação profissional gratuitos em parceria com a Prefeitura de Pirassununga. O que permitiu traçar um planejamento para 2022 com mais de 20 cursos disponíveis a população, divididos pelos doze meses do calendário.

A primeira turma do ano conta com 18 alunos, e inicia o curso de Reparação em Instalações Elétricas Residenciais no dia 11 de janeiro de 2022 com aulas de segunda a sexta-feira, 18h30 ás 21h30 com duração de 80 horas. A partir de fevereiro, serão disponibilizados três cursos por mês na área de Alimentação, Construção Civil e Gestão.

Os cursos serão ministrados no Centro de Treinamento Atílio Fávaro, localizado Rua Duque de Caxias, nº 856 no centro, e que recentemente passou por uma revitalização após o temporal que assolou a cidade e afetou severamente o prédio em outubro de 2021. O espaço conta com equipamentos instalados pelo SENAI por meio de parceria formalizada com a municipalidade. Assim, atendendo às necessidades imediatas e específicas de formação profissional no município.

Vale salientar que a capacitação acontece de maneira presencial, porém, respeitando todas as recomendações e protocolos de biossegurança em combate à Covid-19. Em 2021 alguns cursos foram suspensos por conta do aumento dos casos, a equipe trabalha para instruir os alunos para evitar o contagio tanto durante o período do curso, quanto no dia a dia.

(texto e Imagem: Secretaria Municipal de Comércio e Indústria)