COVID-19Destaque da CidadeSaúde

Prefeitura amplia estrutura para atendimentos da Covid-19

A Prefeitura Municipal de Pirassununga já está disponibilizando novas medidas para ampliar os atendimentos aos casos suspeitos de Covid-19. Uma das medidas, já em andamento, é a ampliação da capacidade de atendimento na Unidade Sentinela, localizada no PAM da Vila Pinheiro.

Outro meio adotado é a entrega de kit de ivermectina com o zinco a quem tiver receituário médico solicitando os itens. O kit, na verdade, contemplaria além desses dois itens, a azitromicina. Mas como há dificuldade na compra deste último item pela Prefeitura, inicialmente serão distribuídos, a quem necessitar, e com receita médica, os outros dois medicamentos citados.

O prefeito de Pirassununga, Dr. Dimas Urban, explica que o médico tem liberdade de prescrever os medicamentos citados, bem como o paciente tem o direito de se negar a tomar ou não os medicamentos elencados, se tiver estes sidos receitados a ele. Ou seja, mesmo que seja receitado o kit, a decisão de retirar e usar os medicamentos é do paciente. Além disso, quem tomar os medicamentos não se vê livre da Covid-19, e continua transmitindo o vírus. A ideia é que esses medicamentos evitem agravamento dos casos. Mas todos cujos casos estão confirmados para coronavírus devem, sem exceção, manter o isolamento rigoroso.  Os Postos de Saúde da Família vão fiscalizar se os isolados estão cumprindo esta determinação.

O prefeito Dr. Dimas Urban disse que o kit poderá ser usado se o paciente chegar com sintomas da doença na Unidade Sentinela, relembrando os sintomas característicos da Covid-19, principalmente febre, falta de ar e outros.

A ideia é montar uma farmácia na Unidade Sentinela para a retirada da ivermectina com o zinco. A azitromicina ainda não tem distribuição feita pela Prefeitura, mas a meta é que esse item passe, em breve, a integrar o ‘kit’.

PAM será destinado exclusivamente à Unidade Sentinela

A Unidade Sentinela localizada no PAM da Vila Pinheiro tem registrado muitos atendimentos de casos suspeitos de Covid-19. Só nesta segunda-feira (13), por exemplo, foram mais de 100 atendimentos.

Por isso será ?duplicada? a estrutura da Unidade Sentinela de atendimento a casos de Covid-19, ou seja, toda a estrutura do PAM passará a ser usada para a Unidade Sentinela.

Os atendimentos de outros serviços, a cargo do PAM, serão direcionados à Santa Casa de Pirassununga. Com isso a unidade será específica para atender Covid-19, duplicando-se o atendimento e garantindo mais segurança aos frequentadores.