COVID-19Destaque da CidadeGabineteSaúde

Prefeito anuncia testes de coronavírus a profissionais de postos de Saúde e de Segurança Pública

O prefeito de Pirassununga, Dr. Dimas Urban, anunciou na última terça-feira (2) que o Município pretende realizar, em período próximo, testes para detecção da Covid-19 (causada pelo novo coronavírus) em integrantes de forças de segurança e funcionários da Saúde que atuam na cidade.

O chefe do Executivo Municipal explicou que a Prefeitura deve realizar a partir dos próximos dias os testes para a doença em integrantes de forças de segurança atuantes no Município (como policiais, por exemplo) e em funcionários de todos os postos de Saúde com o objetivo de ter um panorama mais geral da doença.

Segundo o prefeito, até por isso, programa-se para uma próxima etapa, em período posterior, a testagem aos funcionários da Santa Casa de Pirassununga.

Desde abril deste ano a Prefeitura de Pirassununga vem realizando intensa testagem para apurar a situação do coronavírus na cidade. A forte testagem possibilita um cenário mais realista da doença na cidade.

Em Pirassununga a última atualização sobre casos da Covid-19 data de terça-feira (2 de junho). São somados 125 casos confirmados desde o início, sendo 1 óbito. Até agora quase 100 pessoas são consideradas recuperadas. Cerca de 1 mil exames realizados, tanto em laboratório quanto por testes rápidos no Município.

Vale ressaltar que dados* da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), que integra a OMS (Organização Mundial da Saúde), informam que a maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento hospitalar. Mas em geral uma em cada seis pessoas infectadas por Covid-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade de respirar, segundo a Opas.

* Dados da Opas. Fonte (site Opas): https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875