DemaisDestaque da CidadeDestaque1SAEP

Prefeito anuncia obras para acabar com inundações no Centro

O prefeito de Pirassununga Ademir Lindo anunciou nesta segunda-feira (1) uma extensa etapa de obras para acabar com inundações na região central da cidade. O prefeito anunciou que as obras começam em poucos dias, mas não estipulou prazo para a conclusão das intervenções. Ele também pediu paciência aos pirassununguenses, explicou que pode haver transtornos devido à grande complexidade nesta etapa e reforçou que as intervenções são necessárias para evitar que Pirassununga enfrente problemas mais graves com a drenagem de águas pluviais. O Superintendente do Saep (Serviço de Água e Esgoto de Pirassununga), João Alex Baldovinotti, reforçou que poderá haver rompimentos em redes de esgoto que estejam no trajeto. Por isso é necessária a compreensão da população.

As obras serão iniciadas defronte o Colégio Objetivo do Centro (no cruzamento da Rua Siqueira Campos com a Major Pereira), seguindo pela Siqueira Campos, virando na Pereira Bueno e chegando até a Avenida Prudente de Moraes, passando depois pela Rua Amador Bueno. Dali as obras continuam em direção à Ladeira Padre Felipe, de onde chegam para a Rua Capitão Evaristo.

Para que o Centro da cidade não sofra com as chuvas serão necessários cerca de 1.800 metros de tubulação e intervenções em diversas ruas, pois a tubulação precisa ser enterrada sob as vias.

Segundo o superintendente do Saep serão feitas mais de 100 bocas de lobo ao longo do trajeto. No ponto da obra a ser realizado agora as águas pluviais serão conduzidas a um tubo de espera que vai encaminhar a água a outro ‘cano’ de 800 milímetros para uma rede já existente de 1 metro, na saída da Cachoeira. Ou seja, na intersecção da Prudente de Moraes a obra terá um divisor de água para a saída da Cachoeira e a água será encaminhada para uma outra tubulação já existente (que foi construída noutra gestão também do prefeito Ademir Lindo).

Ao longo de todo o trecho serão implantados tubos de 800 milímetros e de um metro de diâmetro. Esses tubos irão canalizar toda a água que desce da parte de cima da cidade após as chuvas, evitando assim as inundações no Centro. ?Não dá pra tolerar esse tipo de coisa mais. A nossa cidade é muito bonita, tem infraestrutura, mas ela vai crescendo?, explicou o prefeito Ademir Lindo.

O chefe do Executivo relembrou que parte desses tubos já foi colocada sob algumas vias há alguns anos e já evita alagamentos noutras regiões da cidade.

Apesar dessas intervenções realizadas agora, complementares ao que já foi feito no passado, o projeto ainda não se encerra. A equipe do Saep já planejou, para o futuro, mais intervenções com o mesmo objetivo: evitar alagamentos. Esta próxima etapa, porém, ainda não tem previsão de início.

Para o prefeito, as obras precisam ser feitas o quanto antes. ?Só quem tem água dentro de sua casa sabe a importância de uma obra dessas?, reforça.