Praça do Livro recebeu grande público e prestou mais de 450 atendimentos

Contando com inúmeras ações gratuitas voltadas para a saúde, bem estar, cultura e entretenimento, a 7ª Praça do Livro, Saúde e Bem Estar “Prof. Aroldo de Freitas Correa Porto”, realizada em 5 de outubro na Praça Central, prestou ao menos 465 atendimentos nas mais diversas áreas e foi considerada pelo Secretaria Municipal de Cultura e Turismo como “sucesso absoluto”.

A ação foi coordenadas pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e pelo Distrito LC3 – Lions Clube de Pirassununga

Das 9h às 17h foram totalizados 185 aferições de pressão arterial e 182 testes de glicemia (34 declararam-se diabéticos e 66 hipertensos), 80 orientações sobre câncer de mama, 95 testes de acuidade visual, 95 orientações sobre saúde bucal e 46 verificações sobre ICM – Índice de Massa Corpórea.

Foram registradas em fichas próprias, 26 orientações sobre alimentação para diabéticos, 25 orientações sobre vacinação e 23 relacionadas aos exercícios físicos, 10 encaminhamentos em ficha e 12 para as Unidades de Saúde. Outro setor atuante executou 100 cortes de cabelo e 48 atendimentos em esmalteria.

Concurso de desenhos e programação cultural

A Praça do Livro, Saúde e Bem Estar “Prof. Aroldo de Freitas Correa Porto” também realizou o Concurso de Desenhos. Sessenta e uma crianças participaram do 1º Concurso de Desenhos da Praça do Livro. Desse total, 27 foram selecionados, com 3 premiações por faixa etária (34 pinturas).

A “Praça do Livro, Saúde e Bem-Estar” contou com a participação da Biblioteca Municipal Chico Mestre, Biblioteca Central da FZEA/USP, Livraria Itinerante “Viajando Com As Letrinhas”, Papelaria Ideal, Papelaria André, PROFESP – Programa Forças no Esporte – Academia da Força Aérea e o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial e Academia Espaço Fitness.

A programação cultural teve a participação da Orquestra Sanfônica de Pirassununga, dos bailarinos do Allegro Studio de Dança, do Grupo “Os Batutas do Choro” e do artista Sebastião Pimentel, que lá esteve criando e excetuando suas obras ao ar livre.

A Sessão de Autógrafos da Praça do Livro, promovida no estande da Papelaria Ideal, marcou o lançamento do livro “Nas Correntezas do Rio Jequitinhonha”, da jornalista Isadora Travagin.

A Exposição de Animais Taxidermizados e Equipamentos utilizados pela Polícia Ambiental no 1º Pelotão PM Ambiental de Cachoeira de Emas nos municípios a ele circunscritos – chamou a atenção de crianças e adultos.

Houve ainda grande adesão de crianças à Tenda de Contação de Histórias com o Grupo Tricontto, a pintura facial e a oficina de argila com o oficineiro Isaac Veronez, além das brincadeiras tradicionais monitoradas pelos estagiários do Curso de Educação Física da ASSER – Escola Superior de Tecnologia e Educação de Porto Ferreira -, supervisionados pela Prof.ª Tamara Teche.

Foi realizada também a Feira de Artesanato e Trabalhos Manuais.

O evento contou com apoio das Secretarias de Saúde, Educação e Segurança Pública do Município, Lions Clube de Pirassununga e de São Paulo, Eugênia Cabianca Análises Clínicas, Nucleus Odontologia, Espaço Priori Saúde e Beleza, Instituto Embelezze, Faculdade FAEL, Academia da Força Aérea, 13º RCMec (Regimento de Cavalaria Mecanizado), Inove9 Comunicação Visual e Asser (Escola Superior de Tecnologia e Educação de Porto Ferreira).