“Porteira do Coração” espera doações da Semana Nenete

Lançada há exatos dez anos (2007), o “Porteira do Coração” é uma ação criada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com o objetivo arrecadar alimentos não-perecíveis junto ao grande público que prestigia a Semana Nenete, que tem entrada gratuita. A doação é espontânea: doa quem quiser, doa quem puder.

Antes da realização da edição deste ano da Semana Nenete – pela 23ª edição -, a pasta de Cultura e Turismo, juntamente com o Fundo Social propuseram junto à rede escolar municipal, gerida pela Secretaria Municipal de Educação, para que fosse encaminhada uma sugestão aos pais, para que incentivassem seus filhos a fazer uma doação – num dos quatro dias da festa – a entrega de um quilo de alimento não-perecível.

Assim, pela primeira vez desde que a Semana Nenete foi criada, a Secretaria de Cultura e Turismo e o Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de Pirassununga e a Secretaria Municipal de Educação, iniciaram este ano um projeto junto às redes de ensino locais, focado na “Porteira do Coração”. Com a participação dos professores, o objetivo é estimular a solidariedade entre os alunos, com envolvimento das famílias.

Com o lema “Solidariedade Começa Cedo”, as pastas e o Fundo Social entendem que as iniciativas beneficentes são frutos da educação familiar e da própria unidade escolar. Cada aluno da rede municipal e particular – como foi o caso da Escola Padrão do Sesi há cerca de duas semanas -, antes do período das férias recebeu sugestões de item a ser doado durante um dos dias de realização da festa.

O “Porteira do Coração” está representado por uma van personalizada do Setor da Merenda, localizada junto ao Armazém Cultural “Dito Micuim”. As ações solidárias devem fazer parte da educação das crianças e a campanha ‘Porteira do Coração’, ao adentrar no âmbito escolar, visa incentivar a solidariedade entre as crianças”, contemplou a presidente do FSS, Liliane Pavão Alves Lindo, ao também incentivar as doações.