Destaque da CidadeEducação

“Poesia Sertaneja” faz apresentação em escola rural

Na manhã de terça-feira passada (24), a EMEIEF ? Rural ?Maria Aparecida Reck Cabral Guimarães? recepcionou em suas dependências, os músicos que compõem o projeto ?Poesia Sertaneja?, formado há algumas temporadas, no Conservatório Municipal ?Cacilda Becker?. Os músicos fazem apresentações itinerantes em vários espaços públicos e executam com suas violas e violões, o melhor do gênero sertanejo.

Como já fora citado acima, o ?Poesia Sertaneja? é um projeto criado há cerca de cinco anos, formado por vários alunos do Conservatório Municipal ?Cacilda Becker? ? cuja instituição tem 48 anos de existência -, especializados no gênero sertanejo, com apresentações e até ensaios realizados em locais públicos ou convidados.

Em mais esta apresentação, desta vez para pais e alunos da escola rural do Bairro Santo Antonio Cavaleiro, na divisa com o município de Leme, um repertório especial foi executado. Logo na abertura foi executada ?Tristeza do Jeca?, um dos clássicos da saudosa dupla Tonico e Tinoco. Entre outras músicas conhecidas do público, destaque para ?Colcha de Retalhos?, famosa nas vozes das Irmãs Gavão e de Inezita Barroso.

Pelo menos, mais oito outras canções sertanejas também ecoaram nas vozes afinadas dos violeiros do projeto Poesia Sertaneja. Para esta apresentação o grupo, que tem como incentivadora a gestora do Conservatório Municipal, professora Maria Aparecida Barbatana Tuckmantel ? Dona Dinha -, já tem uma agenda especial de apresentações e, uma delas, deve acontecer no Plenário do Paço Municipal, em junho.

? Agenda ? Além desta apresentação na escola rural do bairro Santo Antonio Cavaleiro, o ?Poesia Sertaneja? tem 12 apresentações agendadas para este ano de 2018. A próxima acontece no mês de maio, terça-feira (29), na Casa São Vicente. Ainda no primeiro semestre deste ano, no mês de junho, tem apresentação no Programa ?Ranchinho Alegre?, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo ? Teatro Municipal ?Cacilda Becker? -, dia 24 de junho (domingo) e na terça-feira, dia 26, no Aniversário do Conservatório Municipal ?Cacilda Becker?.

Ainda em junho, está pré-agendada uma apresentação especial do grupo, no Plenário do Paço Municipal, ainda sem uma data e horários definidos. No entanto, esta apresentação deve ocorrer num dia de semana, possivelmente, no período vespertino. Outras informações sobre a agenda de apresentações do grupo ?Poesia Sertaneja? e outras atividades do Conservatório Municipal podem ser obtidas junto a sede, no Jardim do Lago, próximo ao Centro de Convenções, ou pelo telefone (19) 3562-2159. (Crédito / Fotos: Thaís Mazali)