“Poesia Sertaneja” faz apresentação em escola rural

Na manhã de terça-feira passada (24), a EMEIEF – Rural “Maria Aparecida Reck Cabral Guimarães” recepcionou em suas dependências, os músicos que compõem o projeto “Poesia Sertaneja”, formado há algumas temporadas, no Conservatório Municipal “Cacilda Becker”. Os músicos fazem apresentações itinerantes em vários espaços públicos e executam com suas violas e violões, o melhor do gênero sertanejo.

Como já fora citado acima, o “Poesia Sertaneja” é um projeto criado há cerca de cinco anos, formado por vários alunos do Conservatório Municipal “Cacilda Becker” – cuja instituição tem 48 anos de existência -, especializados no gênero sertanejo, com apresentações e até ensaios realizados em locais públicos ou convidados.

Em mais esta apresentação, desta vez para pais e alunos da escola rural do Bairro Santo Antonio Cavaleiro, na divisa com o município de Leme, um repertório especial foi executado. Logo na abertura foi executada “Tristeza do Jeca”, um dos clássicos da saudosa dupla Tonico e Tinoco. Entre outras músicas conhecidas do público, destaque para “Colcha de Retalhos”, famosa nas vozes das Irmãs Gavão e de Inezita Barroso.

Pelo menos, mais oito outras canções sertanejas também ecoaram nas vozes afinadas dos violeiros do projeto Poesia Sertaneja. Para esta apresentação o grupo, que tem como incentivadora a gestora do Conservatório Municipal, professora Maria Aparecida Barbatana Tuckmantel – Dona Dinha -, já tem uma agenda especial de apresentações e, uma delas, deve acontecer no Plenário do Paço Municipal, em junho.

AgendaAlém desta apresentação na escola rural do bairro Santo Antonio Cavaleiro, oPoesia Sertaneja tem 12 apresentações agendadas para este ano de 2018. A próxima acontece no mês de maio, terça-feira (29), na Casa São Vicente. Ainda no primeiro semestre deste ano, no mês de junho, tem apresentação no ProgramaRanchinho Alegre, da Secretaria Municipal de Cultura e TurismoTeatro MunicipalCacilda Becker-, dia 24 de junho (domingo) e na terça-feira, dia 26, no Aniversário do Conservatório MunicipalCacilda Becker.

Ainda em junho, está pré-agendada uma apresentação especial do grupo, no Plenário do Paço Municipal, ainda sem uma data e horários definidos. No entanto, esta apresentação deve ocorrer num dia de semana, possivelmente, no período vespertino. Outras informações sobre a agenda de apresentações do grupo “Poesia Sertaneja” e outras atividades do Conservatório Municipal podem ser obtidas junto a sede, no Jardim do Lago, próximo ao Centro de Convenções, ou pelo telefone (19) 3562-2159. (Crédito / Fotos: Thaís Mazali)