Cultura e TurismoDestaque da Cidade

Plano Regional de Turismo é revalidado

Desde maio passado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Regional de São Carlos sob a coordenação do mediador e agente de desenvolvimento em projeto de Regionalização de Turismo Eduardo Henrique Ferin da Cunha, desenvolveu diversas oficinas com os participantes da Governança da Região Turística ‘Histórias e Vales’, capacitando-os para a elaboração do Plano Regional de Turismo.

Os workshops consolidaram o inventário turístico, a avaliação e hierarquização dos atrativos turísticos, a segmentação turística e identificação de potenciais circuitos ou rotas, análise de infraestrutura e serviços de apoio ao turismo, equipamentos e serviços no turismo, a elaboração de roteiros turísticos e calendário de eventos, entre outras importantes ações.

A última etapa, concluída na quarta-feira passada (23), no Centro Cultural ?Governador Mario Covas?, em Santa Rita do Passa Quatro, discutiu e definiu o plano de ação e sua validação. Em apenas três meses um tempo recorde a Região Turística ‘Histórias e Vales’ foi a primeira a concluir o Plano Regional Turístico e esta rapidez de conclusão deve fazer a diferença, segundo afirmações de especialistas.

O Plano Regional Turístico será uma ferramenta política inestimável a todos os municípios que a integram, especialmente no que tange às reivindicações que serão articuladas junto à Secretaria de Estado e ao Ministério do Turismo. O Senac da Regional de São Carlos deve anunciar, em breve, o local e a data do seu lançamento oficial. O evento contará com a presença de representantes dos governos federal e estadual, prefeitos e presidentes dos Conselhos Municipais de Turismo (COMTUR) dos municípios participantes.

? ‘Histórias e Vales’ O nome “Histórias e Vales” refere-se à sua característica de segmentos turísticos, contando com a riqueza cultural e suas “histórias” e a beleza natural e seus “vales”. Além desses, a região possui destaque nos mais variados segmentos: Turismo Cultural, Ecoturismo, Turismo de Estudos e Intercâmbio e Turismo Religioso e Turismo de Negócios e Eventos.

A Região Turística ‘Histórias e Vales’ é formada pelos municípios de Pirassununga, Descalvado, Leme, Porto Ferreira, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos e Tambaú.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.