Pirassununga registrou média maior que cidade cearense no ‘Dia do Desafio’

O ‘Dia do Desafio’ 2019 trouxe bons frutos a Pirassununga, que neste ano registrou média maior que cidade cearense de Itapajé.

No “confronto” entre a cearense Itapajé e Pirassununga, houve novamente grande mobilização em ambas as cidades: Itapajé, com 51.945 habitantes fez o registro de 17.555 participantes ou percentual de 33,80% – apresentando decréscimo na comparação com seu desempenho anterior. Já Pirassununga, com 74.587 habitantes, conseguiu mobilizar 39.854 participantes, ou 53,43% da população. Por isso Pirassununga, em percentual e números totais, venceu a disputa do “Dia do Desafio”.

Enquanto Pirassununga melhorou seus números na comparação com 2018, a cidade de Itapajé regrediu. No ano passado Itapajé fez o registro de 23.213 participantes ou percentual de 44,69%. Ainda em 2018 Pirassununga havia conseguido mobilizar 24.030 participantes, ou 32,22% da população. Por isso em 2018 Itapajé, em percentual, venceu a disputa do “Dia do Desafio” em 2018, enquanto Pirassununga venceu em 2019.

Desde 2018 o Sesc (Serviço Social do Comércio), um dos organizadores do evento, definiu que as cidades participantes passaram a ser parceiras na realização do evento por três anos seguidos.

Com essa “parceria” entre as cidades, foi considerado ainda o percentual de participação das duas populações, juntas, e chegou-se à participação média de 45,37% na soma de ambas. Os dados que se referem a essa soma da dupla servirá como resultado final para o confronto com as demais duplas de cidades no ano de 2020. Ou seja, segundo o Sesc, “a soma das duas cidades determinará a efetividade da participação nos 3 anos”.

Tabela – Dia do Desafio – Desempenho de Pirassununga:

CidadeEstadoPaísPopulação ResultadoPorcentagemSoma – Dupla
ItapajéCearáBrasil51.94517.55533,80%45,37%
PirassunungaSão PauloBrasil74.58739.85453,43%

O Dia do Desafio

• Histórico – Criado em 1983, na cidade de Saskatoon, no Canadá (em comemoração ao centenário de fundação desta localidade), o Dia do Desafio é uma campanha que visa contribuir para a redução do sedentarismo e promover mudanças de comportamentos ao sensibilizar e motivar pessoas de diferentes faixas etárias a conhecer, experimentar e praticar atividades físico-esportivas diariamente.

O “Desafio” promove uma competição amigável que envolve cidades, instituições e pessoas e é uma iniciativa da Tafisa (The Association For International Sport for All). No continente americano é coordenado pelo Sesc–São Paulo com o apoio da Isca (International Sport and Culture Association).

O Sesc–São Paulo iniciou sua participação na campanha em 1995, coordenando as ações no Brasil. Em 1997 ampliou para a América Latina e desde o ano 2000, coordena todo o Continente Americano.