Destaque da CidadeGabineteObras e Serviços

Pirassununga ganha nova estrada após obras de pavimentação e iluminação

O Município de Pirassununga ganhou nos últimos dias uma nova estrada interligando trechos importantes de acesso e tráfego para a cidade. A Estrada dos Colibris, que liga a SP 225 e a Estrada do Barrocão, passou a ser asfaltada e ainda foi contemplada com iluminação, até então inexistente.

A Prefeitura Municipal de Pirassununga realizou a cerimônia de inauguração do asfaltamento e iluminação da Nova Estrada dos Colibris na noite desta quarta-feira (8), junto à própria via.

O ponto de referência da realização da cerimônia de inauguração seria próximo ao Restaurante Venda Cafundó, com a cerimônia marcada para as 19h30. Mas em razão das fortes chuvas que assolaram Pirassununga e em respeito aos moradores dos Colibris e demais pirassununguenses que compareceram ao local para a solenidade, excepcionalmente as apresentações do evento foram realizadas junto à Venda Cafundó, localizada às margens da via, e com autorização do proprietário do estabelecimento.

Vale recordar que além das obras de asfaltamento foi feita iluminação pública em extensa parte da Nova Estrada dos Colibris.

A recuperação da estrada era um compromisso firmado no Programa de Governo da atual administração e se deu pela importância da via, que faz a ligação da Estrada do Barrocão com a Rodovia SP-225, que recebe intenso fluxo de veículos.

O próprio prefeito Ademir Lindo ressaltou a importância das obras e do cumprimento deste compromisso, já que o local passa a ser importante vertedouro da produção agrícola local, beneficiando agricultores e permitindo acesso rápido à SP 225.

O prefeito ponderou que, além de trazer segurança aos moradores, a iluminação foi realizada na maior parte da via, e só não contemplou o trecho final devido a limitações técnicas da rede preexistente.

A construção da estrada foi realizada pelo próprio serviço público municipal, ou seja, com mão de obra de funcionários públicos municipais e recursos e maquinário do Município.

Serviços realizados na Estrada dos Colibris

Inicialmente a Nova Estrada dos Colibris passou por serviços extensos que incluíram abaulamento para águas pluviais, deixando a parte central da via mais elevada que as laterais, permitindo o escoamento da água da chuva, propiciando melhora no leito carroçável da via.

Isso foi possível com a utilização de diversos maquinários, como pá carregadeira, retroescavadeira, motoniveladora e rolo pé de carneiro para compactação do solo. Houve ainda utilização de diversos caminhões de terra para correção do leito, em serviço feito com maquinário e pessoal da própria Secretaria de Obras.

Posteriormente a esta etapa foi realizada a parte final da obra, com o asfaltamento da via e, complementarmente, iluminação ao longo da estrada.

Segundo a Secretaria Municipal de Obras, houve com aplicação de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ Faixa D – DER SP CAP 30-45), e pintura de ligação com emulsão asfáltica catatônica (RL 1C). A área total de asfalto foi de 8.375,61 m², utilizando aproximadamente 420m³ de CBUQ e 15 toneladas de emulsão asfáltica.

Serviços técnicos de compactação do solo para correção do leito carroçável, bem como abaulamento da estrada para o adequado escoamento de águas pluviais, também foram devidamente providenciados. Foram utilizados recursos próprios para a execução da obra.