DemaisDestaque da CidadeSegurança

Pirassununga é sede de treinamento para cães de Guardas Municipais

Aconteceu em Pirassununga no último final de semana (dias 28 e 29 de janeiro) a 1ª Etapa do Curso de Busca e Captura em Mata. Esse foi o primeiro dos três módulos desse curso, sendo que os demais acontecerão nos meses de fevereiro e março. Os agentes participantes serão habilitados como “caçadores” que é o nome dado a quem conduz os cães de busca e captura e serão futuros instrutores na modalidade “Busca e Captura”.

Nesse módulo 1 foi apresentado aos participantes toda a parte inicial do trabalho, como a análise da aptidão do cão para essa atividade e os melhores lugares para os treinamentos além dos materiais necessários. A Guarda Municipal participou com o Grupo de Operações com Cães (GOC) e os cães Kyara e Ursa e o cão do GCM Pita o Stanley.

O efetivo que participou do curso foi composto por GCMs das cidades de São Sebastião do Paraíso-MG, São Bernardo do Campo, Sumaré, Praia Grande, Itu, Vargem Grande do Sul, Conchal, São José do Rio Preto, São João da Boa Vista e Pirassununga. Além de Militares do Canil da AFA, Agentes do Sistema Prisional Estadual e Profissionais autônomos da Cinotecnia estiveram presentes.

Participaram do curso os seguintes GCMs: Pita, Aline Ganeo, Neto e Versolato do GOC Grupo de Operações com Cães de Pirassununga.

A Equipe de Coordenação do Curso: GCMs Suriam de Itu, GCM Charles de Vargem Grande do Sul e GCM Ananias de Pirassununga.

A equipe agradece ao prefeito municipal Dr. Jose Carlos Mantovani e aos secretários de Esportes José Rubens Tuckmantel, Agricultura Marcos Moraes, Meio Ambiente José Luís Tavares de Moura e ao Comandante da GCM Sérgio Antônio Da Silva.

Pirassununga já conta com um cão preparado para o trabalho de Busca e Captura que é a Kyara que fará juntamente com seus condutores os 3 módulos para ser formada um Cão de Busca e Captura. Kyara já trabalha na Busca e Captura quando há casos que seja necessário empregar um cão para essa função.