Destaque da CidadeDestaque1Meio Ambiente

Pirassununga é destaque no pré-certificado no PMVA

Na sexta-feira passada (9), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebeu o pré-certificado do Programa ?Município Verde Azul?, cujo ato solene da pasta estadual aconteceu na cidade de Mogi das Cruzes ? na região metropolitana de São Paulo ? a lista completa dos destaques em cada uma das diretivas desta agenda.

Segundo explicação da pasta, o sucesso do Programa Município Verde Azul pode ser medido pela maciça adesão dos municípios paulistas no Encontro Estadual de Pré-Certificação do Programa, acompanhado por cerca de 700 pessoas na quinta-feira passada (8), no Auditório CEMFORPE, no município de Mogi das Cruzes.

Neste cerimonial foram anunciados os municípios paulistas que se destacaram em suas políticas públicas de gestão ambiental em 2017. Os municípios pré-certificados terão preferência quando pleitearem recursos para políticas públicas na área ambiental. A próxima pré-certificação ocorrerá em setembro e, finalmente, em dezembro próximo, será feito o anúncio final do Ranking Ambiental Paulista 2017.

O secretário estadual Ricardo Salles (Meio Ambiente), acompanhado pelo anfitrião Marcus Melo, prefeito do município, e por Carlos Alberto Cruz, presidente da Associação Paulista de Municípios (APM), entregou os certificados para prefeitos e articuladores do programa que compareceram no evento.

Antes, porém, em sua manifestação, o secretário discorreu sobre as novidades de 2007 deste programa que completou uma década e que ele considera o mais importante de sua pasta. Salles anunciou também que Fernandópolis foi o município que obteve a maior pontuação nesta primeira pré-qualificação.

O PMVA, lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, tem o propósito técnico de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental. O programa estimula e auxilia as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.

As ações propostas pelo programa, há dez anos (2007), compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Estes são os três municípios destacados em cada diretiva:

? Esgoto Tratado ? Pradópolis (1), Fernandópolis (2) e Novo Horizonte (3);

? Resíduos Sólidos ? Sertãozinho (1), Monte Azul Paulista (2) e Fernandópolis (3);

? Biodiversidade ? Bertioga (1), Botucatu (2) e Campinas (3);

? Município Sustentável ? Fernandópolis (1), Cerquilho (2) e Novo Horizonte (3);

? Gestão das Águas ? Indaiatuba (1), Novo Horizonte (2) e Ibirarema (3);

? Qualidade do Ar ? Avanhandava (1), Indaiatuba (2) e Jundiaí (3);

? Conselho Ambiental ? Fernandópolis (1), Caraguatatuba e Lençóis Paulista (2) e Sagres (3);

? Uso do Solo ? Ibirarema (1), Cerquilho (2) e Jundiaí (3);

? Estrutura e Educação Ambiental ? Caraguatatuba (1), Sertãozinho (2) e Fernandópolis (3);

? Arborização Urbana ? Iacanga (1), Fernandópolis (2) e Pirassununga (3).

Quaisquer informações gerais sobre este assunto, agenda, e eventos gerais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente podem ser obtidos pelo telefone (19) 3561-7456, ou na sede da pasta, no Anexo I, à rua Duque de Caxias, defronte à praça central.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.