Destaque da CidadeDestaque1Indústria e Comércio

PAT retoma programação do “Time do Emprego”

Com apoio da Secretaria Municipal do Comércio e Indústria, o Posto de Atendimento ao Trabalhador de Pirassununga (PAT) realizou nesta terça-feira à tarde (20), no Plenário do Paço, a retomada da programação denominada ?Time do Emprego?, uma série de encontros com pessoas fora do mercado de trabalho, que passam por uma preparação especial para reconquistar esta vaga.

O ?Time do Emprego? é um programa do Governo do Estado de São Paulo (Secretaria Estadual do Emprego e Relações Trabalhistas), de orientação profissional e reorientação de carreira, que tem como objetivo auxiliar na inserção ou retorno ao mercado de trabalho. A metodologia consiste na formação de grupos de desempregados e jovens em busca do primeiro emprego, a partir dos 16 anos, para troca de experiências, criando um clima de solidariedade e apoio mútuo. Geralmente, estas turmas se reúnem uma ou duas vezes por semana, durante quatro horas.

Em Pirassununga foram reunidas 40 pessoas de várias formações profissionais graus de instrução e idades, para este encontro, cuja turma inicial foi retomada após alguns anos inativo. Após a fase de adesões feitas em janeiro e início deste mês de fevereiro, a primeira turma se reuniu terça (20), para as orientações sobre o programa, que incluiu o levantamento das expectativas, o compromisso da participação efetiva e para ?responder? alguns dos questionamentos indicados pelo programa.

Dentre estes ?questionamentos?, estão reflexões sobre ?quem sou eu?, para reencontrar as habilidades e competências; além do desenvolvimento de um currículo atrativo, formulário de solicitação de emprego e entrevista; e técnicas de procura de recolocação profissional. O programa também observa, nestas quatro horas de convivência, o comportamento em grupo e possíveis ?respostas? em que o candidato a um novo emprego no mercado de trabalho precisa reconhecer em si e informações complementares do mercado.

?Além das técnicas acima, mais cinco itens, cada participante precisa responder: ‘este emprego é para mim’; ‘mantendo-me saudável’; além de testes aplicados por empregadores, planejamento financeiro e trabalho por conta. Somente assim, o ‘Time do Emprego’ vai ser importante para recolocar a pessoa no mercado?, observa Tereza Marcelino Erxleben, responsável pelo PAT de Pirassununga que, ao final do programa, vai entregar certificados de participação.

Para o secretário municipal William Ponciano (Comércio e Indústria), é uma nova oportunidade destas pessoas com qualificação, porém, sem emprego, de retornar ao mercado de trabalho. ?Retomamos com esta atividade, a pedido do próprio público, para auxiliarmos no retorno ao mercado profissional. O ‘Time do Emprego’ ajuda cada pessoa a se qualificar melhor para retomar a carreira no mercado de trabalho?, reiterou.

Esta turma inicial faria um novo encontro final nesta sexta-feira à tarde (23), no Plenário do Paço, e o próprio PAT já trabalha com novas adesões para formar novas turmas, nas próximas semanas. ?Vamos formar novas turmas nos próximos dias?, finalizou Tereza Erxleben.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.