Destaque da CidadeDestaque1Planejamento

Parceria oferece curso para moradores do Jardim Santa Clara

Desde segunda-feira (5), o Departamento de Habitação (vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico) em parceria com a Caixa Econômica Federal e o Serviço Nacional do Comércio, pela Regional de São Carlos (Senac), iniciaram o curso profissionalizante de auxiliar de cozinha, programação exclusiva voltada para os moradores residentes no Jardim Santa Clara, bairro adjacente à Vila Santa Fé.

Formada por 385 residências populares, esta agenda faz parte da programação de inclusão social e programa de pós-ocupação do bairro, com finalidades de capacitação a estes moradores, cujo conjunto habitacional foi formado em meados de março do ano passado.

Após uma série de cinco de seis palestras sócioeducativas ? a última deverá ocorer no próximo dia 22 deste mês de junho ? para os moradores do novo bairro, a parceria formada pelo DeHab, CEF e Senac co-organiza o curso ?técnicas básicas de gastronomia?, para auxiliar de cozinha, já iniciada nesta segunda-feira (5), pela nutricionista Marina Zanoni Macedo.

Este curso, com 80 horas de duração e que deve se encerrar em meados no próximo mês de julho, durante 20 dias, acontece semanalmente de segunda à sexta-feira, sempre das 18 às 2 horas, na sede do projeto social ?Cuidando do Amanhã?, na Vila Santa Fé. A nutricionista do Senac, neste primeiro módulo, ensina o passo-a-passo aos alunos presentes o programa destacado: Higiene, Manipulação e Segurança dos Alimentos; Contaminação cruzada; Higienização de frutas, legumes e verduras; Armazenamento de alimentos; Hábitos de higiene pessoal; Doenças veiculadas por alimentos; além de Mise en place e Plano de ataque – Equipamentos e utensílios da cozinha.

? 2º módulo ? Segundo o representante do Senac Regional de São Carlos, Sérgio Ricardo Yaegashi, nos próximos dias, os alunos do curso deverão avançar para o segundo módulo, com os chefs Altemiro Ragonesi Pereira e Gabriel Bratfich Penteado, responsáveis por ministrar conhecimentos básicos sobre a seguinte agenda: Cortes em vegetais; Limpeza, características e cortes ? Bovinos, Aves, Suínos, e Pescados; Fundos e sopas; Molhos bases e derivados; Técnicas de garde manger : Preparo de ovos; Métodos e técnicas de cocção; Auxiliares de cocção (branquear, gratinar, selar, flambar e deglacear); Preparo de leguminosas, grãos e cereais; e Apresentação de produções culinárias.

Yaegashi também esclarece que, cada aluno que obtiver pelo menos 75% de frequência a este curso do Senac Regional de São Carlos ? oferecido gratuitamente aos moradores do Jardim Santa Clara ? vai receber o diploma/certificado com reconhecimento pela Ministério da Educação (MEC).