Cultura e TurismoDestaque da Cidade

Centro de Convenções recebe a exposição “Um homem que Voa: Nelson Prudêncio”

Por meio das Secretarias de Cultura e Turismo, Esportes e Direitos Humanos, Cidadania e Justiça, a Prefeitura de Pirassununga, em parceria com o Sesc São Carlos, abre nesta quarta-feira (7), às 10h, a exposição “Um homem que Voa: Nelson Prudêncio”. A exposição será realizada no saguão de entrada do Centro de Convenções “Prof. Dr. Fausto Victorelli”.

A exposição “Um homem que voa: Nelson Prudêncio” poderá ser vista até o dia 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13 às 17h. A entrada é gratuita.

Prudêncio foi um dos destaques brasileiros no salto triplo e chegou a conquistar medalhas em olimpíadas para o Brasil. Apesar de não ser nascido em Pirassununga, sua história de vida tem correlação com a cidade, onde ele desempenhou sua profissão por anos.

A história de Nelson Prudêncio

Juntamente com Adhemar Ferreira da Silva e João do Pulo (João Carlos de Oliveira), Nelson Prudêncio foi um dos maiores desportistas de sua modalidade – o salto triplo.

A mostra sobre Nelson Prudêncio, exposta agora em Pirassununga, reúne infográficos com fotos e textos sobre o início da carreira do atleta do medalhista olímpico, suas marcas alcançadas, a família, a carreira acadêmica, entre outras informações.

Nascido em Lins/SP, Prudêncio fez história nos Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968, quando cravou a marca de 17,27 metros no salto triplo e conquistou a medalha de prata em uma prova extremamente disputada. Quatro anos mais tarde, nas Olimpíadas de Munique, na mesma prova, Nelson ganharia outra medalha, a de bronze.

Depois dos saltos, o garoto voou. Tornou-se Doutor e professor da Ufscar (Universidade Federal de São Carlos), um feito inédito dentre os ex-atletas. Faleceu aos 68 anos no dia 23 de novembro de 2012 em São Carlos/SP. Era vice-presidente da Confederação Brasileira de Atletismo.

Nelson e sua ligação com Pirassununga: a Academia da Força Aérea

A história de Nelson Prudêncio também está também ligada à Pirassununga. Em 1974 ele foi contratado como instrutor de Educação Física na Academia da Força Aérea, para exercer a função de técnico de atletismo.

A convite do prefeito Lauro Pozzi e de membros da CCE (Comissão Central de Esportes), Nelson Prudêncio visitou as obras do Centro de Educação Física e Esportes Presidente Médici e saiu impressionado com sua grandiosidade.