Orquestra Sinfônica da Unicamp se apresenta no Centro de Convenções na próxima quinta

O Concerto “Panorama da Música Brasileira” da Orquestra Sinfônica da Unicamp acontece no dia 1º de agosto, próxima quinta-feira, às 20h, no Centro de Convenções Prof. Dr. Fausto Victorelli. O evento integra a programação do 196º aniversário de Pirassununga.

Os ingressos, gratuitos – no máximo dois por pessoa – devem ser retirados a partir de segunda-feira (29), das 8h às 11h e das 13h às 17h, no Centro de Convenções.

A Orquestra Sinfônica da Unicamp recebe o maestro Nazir Bittar, em um repertório que mescla o tradicional e o inovador no repertório orquestral.

O programa conta com a participação do músico multi-instrumentista, Geremias Tiófilo, que estará executando o Concerto Brasileiro para clarinete, flautim e saxofone alto, escrito em 2018 pelo compositor Felipe Martin Coelho.

O compositor Felipe Martin Coelho iniciou seus estudos de trombone com o professor Alan Palma no Conservatório de Tatuí, onde tocou na Banda Sinfônica e na Big Band. Integrou o Coletivo Orquestral da Unicamp e foi músico convidado na Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Atualmente é trombonista da Orquestra Sinfônica de Piracicaba.

Buscando aproximar o idioma popular do erudito, o Concerto Brasileiro para clarinete, flautim e saxofone alto, de Felipe Martin Coelho, visa incluir o saxofone na música de concerto, relembrando as obras emblemáticas do repertório erudito que contribuíram para a sua divulgação deste instrumento no meio orquestral, tais como Quadros de uma exposição de Mussorgsky/Ravel, Bolero de Ravel, Rapsódia para saxofone de Debussy e outras.

A Orquestra Sinfônica da Unicamp:

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) é um corpo artístico profissional, mantido pela Universidade Estadual de Campinas, que está vinculado ao Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp (CIDDIC).

Fundada em 1982, a OSU realiza concertos, óperas, gravações, espetáculos multimídia, programas de educação e formação de público, música de câmara, atuando paralelamente como laboratório de pesquisa em criação e performance musical.

Seus projetos também incluem o Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social, que tem por objetivo a atualização de líderes e gestores do meio sinfônico, e o Projeto Identidade, Música e Arquitetura, em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), que leva música e história aos prédios e espaços públicos da cidade de Campinas.

Em 2010, lançou o seu primeiro CD, intitulado “Novos Universos Sonoros”, com patrocínio da Petrobras, que reúne obras inéditas de compositores brasileiros, escritas para orquestra e grupos de câmara.

Gravou, em 2013, o CD “Panorama da Música Brasileira Vol. 1” e, em 2018, o CD “Teuto-brasileiro”, contemplado pelo edital FICC.

Em parceria com o Ópera Estúdio Unicamp, o Coral Contemporâneo de Campinas e Coral Unicamp Zíper na Boca, fez a montagem das óperas “As Bodas de Fígaro” (2014), “Don Giovanni” (2015), “O Empresário” (2016) e a “Flauta Mágica” (2017), de W. A. Mozart, e ainda pilares do repertório romântico, como “O Elixir do Amor” (2016) de Gaetano Donizetti e “La traviata” (2018) de Giuseppe Verdi.

Paralelamente a obras do repertório lírico tradicional, a OSU também realizou a estreia da ópera multimodal “Descobertas” de Jônatas Manzolli, em 2016, e a montagem da ópera barroca “Les Plaisirs de Versailles”, contemplada no edital FICC em 2012.

Em 2019, foi montada a ópera cômica “Gianni Schicchi” de G. Puccini, e segue em preparo a montagem da ópera “O Morcego”, de J. Strauss.

Com a produção da “A Flauta Mágica” em 2017, a OSU realizou a primeira ópera com recursos de acessibilidade da Região Metropolitana de Campinas.

Geremias Tiófilo, Sopros: Mestre em Música (Unicamp, 2009); Bacharel em Música Popular (2003). Pós-Graduação em Ed. Musical (UFSCAR, 2004); Curso de Saxofone Erudito (2003). Em 2000 recebeu o prêmio Luis Arruda Paes da Sec. de Cultura do Estado de SP, Festival de Inverno de Campos de Jordão (melhor bolsista em destaque da temporada). Como saxofonista convidado, atuou nas Orquestras Sinfônicas Mun. de Campinas, da UNICAMP e de Ribeirão Preto (sob a regência de Cláudio Cruz). Como solista em 2006, executou o Concertino para sax alto e Orquestra de Radamés Gnattali na O.S.A.

Geremias Tiófilo, Sopros

Nazir Bittar, Regência: Graduado em Regência pela UNICAMP, aluno da Robert Schumman Musikhochschule de Düsseldorf, mestre em musicologia pela Universität zu Köln Alemanha e doutor pela UNICAMP. Maestro da Orquestra Sinfônica de Franca, Orquestra Jovem de Franca e do Ensemble Vocal OSF. Comendador pela Láurea “Mérito Cultural Maestro Carlos Gomes”. Atua como diretor cênico de óperas e musicais.

Nazir Bittar, Regência

SERVIÇO:

• Panorama da Música Brasileira

• 01 de agosto, quinta-feira, 20h

• Centro de Convenções Prof. Dr. Fausto Victorelli (Av. Painguás, 2014, Pirassununga-SP)

Orquestra Sinfônica da Unicamp

• Geremias Tiófilo Juninho, sopros