Destaque da CidadeDestaque1Governo e Administração

Novo “Portal da Transparência” já dispõe de dados da municipalidade

O Portal da Transparência foi lançado inicialmente pelo Governo Federal, de iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) e lançada em novembro de 2004, para assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos. O objetivo é aumentar a transparência da gestão pública, permitindo que o cidadão acompanhe como o dinheiro público está sendo utilizado e ajude a fiscalizar.

Neste princípio, o site oficial da Prefeitura Municipal de Pirassununga ( www.pirassununga.sp.gov.br ) desde o primeiro dias deste ano de 2017, passa por uma intensa repaginação e, cada vez mais, seu conteúdo está mais informativo e interativo.

Um dos motivos desta transformação é disponibilizar todos os dados técnicos da gestão pública pelo ?Portal da Transparência? que, a partir desta semana, traz de forma simples e rápida o acesso, através de um clique, pela ?aba? governamental e, em seguida, outro clique, no portal da transparência .

Nesta página, todo cidadão com disponibilidade de internet, pode acessar os dados técnicos para consultas, a qualquer momento, dia e horário, e basta acessar uma das 14 opções, de forma direta e simples. Ao clicar em uma das opções, pode-se acompanhar, de forma objetiva e direta, os dados que deseja conhecer. Existem, como opções, as ?abas? receita orçamentária ; receita extra ; despesa orçamentária ; restos à pagar ; despesas por credor ; adiantamentos ; repasses ; saldos bancários ; LRF-Audesp (sistema de auditoria eletrônica da Lei de Responsabilidade Fiscal) ; estrutura administrativa ; recursos humanos ; downloads (cópias de arquivos); licitações ; e convênios .

Estas ?abas? de opções atendem plenamente a Lei de Responsabilidade Fiscal (editada no ano 2000). A página do ?Portal da Transparência?, além de atualizado, também disponibiliza dados de anos anteriores.

? Informações ? A transparência da gestão pública traz informações gerais sobre os recursos disponíveis, gastos diretos realizados pela municipalidade, serviços, acompanhamento de licitações e outras informações do Orçamento ? previsões e execução ? e, também, o quadro funcional da municipalidade.

Conforme descrição acima, a consulta tem como objetivo principal, mostrar ao cidadão que, a qualquer momento, pode-se ter conhecimento sobre quaisquer dados técnicos, além demonstrar o que está se fazendo com o dinheiro público municipal. Basta acessar o site ? www.pirassununga.sp.gov.br ? clicar em ? governamental ? e, posteriormente, em ?portal da transparência? e ‘navegar’.

Com a publicação e atualizações, a municipalidade busca facilitar o uso do Portal da Transparência e sanar dúvidas geradas pelos ‘navegantes do site’, contribuindo, para um controle social mais efetivo dos gastos públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.