Novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2020 inclui Pirassununga

O Ministério do Turismo divulgou nesta segunda-feira (26) o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Categorizada com a letra “C”, Pirassununga, que pertence a Região Turística Histórias e Vales, está entre as 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país que foram validadas pela Pasta e incluídas na atualização da plataforma.

O Estado de São Paulo tem 354 municípios e 49 Regiões Turísticas no novo Mapa do Turismo.

A certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido no Mapa e faz parte do rol de destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.

Neste ano, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Comtur (Conselho Municipal de Turismo).

Além da obrigatoriedade de o município ter um órgão de turismo em atividade e conselho municipal funcionando, o novo mapa adotou outros critérios indispensáveis para a participação na plataforma: orçamento próprio destinado ao turismo e possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a integração destes locais no novo Mapa do Turismo é fundamental para que a Pasta possa direcionar ações que desenvolvam o setor em cada região.

Entre os benefícios que o Mapa do Turismo proporciona estão a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Também subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.