No “Dia do Desafio”, Itapajé (CE) registra média maior de participantes

Neste ano de 2018, o tradicional “Dia do Desafio” foi marcado por algumas dificuldades, especialmente, pela deflagração da greve dos caminhoneiros, ocorrido na última semana de maio e que persistiu por dez dias, já dentro deste mês de junho.

Sempre realizada na última semana do mês de maio, a programação sofreu com a greve, cujo desabastecimento de combustíveis e víveres culminou com o adiamento do evento em grande parte das cidades que haviam aderido à competição. Em decorrência desta situação, um dos organizadores – o Serviço Social do Comércio (SESC) – adiou a inserção das informações e resultados finais no site do evento.

No entanto, o SESC adiantou que, a partir deste ano, as cidades participantes passam a ser parceiras na realização do evento por três anos seguidos. Assim sendo, mais do que o confronto no presente ano, vale a parceria entre as cidades.

O “confronto” entre a cearense Itapajé e Pirassununga, houve grande mobilização de ambas cidades: Itapajé, com 51.945 habitantes fez o registro de 23.213 participantes ou percentual de 44,69%; já Pirassununga, com 74.587 habitantes, conseguiu mobilizar 24.030 participantes, ou 32,22% da população. Itapajé, em percentual venceu a disputa do “Dia do Desafio”.

Histórico Criado em 1983, na cidade de Saskatoon, no Canadá (em comemoração ao centenário de fundação desta localidade), o Dia do Desafio é uma campanha que visa contribuir para a redução do sedentarismo e promover mudanças de comportamentos ao sensibilizar e motivar pessoas de diferentes faixas etárias a conhecer, experimentar e praticar atividades físico-esportivas diariamente.

ODesafiopromove uma competição amigável que envolve cidades, instituições e pessoas e é uma iniciativa da TAFISA (The Association For International Sport for All). No continente americano é coordenado pelo SescSão Paulo com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association).

O SescSão Paulo iniciou sua participação na campanha em 1995, coordenando as ações no Brasil. Em 1997 ampliou para a América Latina e desde o ano 2000, coordena todo o Continente Americano. Em 2017, o Dia do Desafio contou com 19 países inscritos, reunindo 3.469 cidades e mais de 43 milhões de participantes, no Continente Americano.