DemaisDestaque da CidadeGoverno e Administração

Natal e Ano Novo: veja quais serviços públicos municipais abrem e fecham

Uma das datas mais importantes para o calendário nacional e para os cristãos, o Natal movimenta o comércio e é tradição brasileira as reuniões familiares na véspera da data (24 de dezembro) e no próprio feriado de Natal (25 de dezembro).

Devido a relevância da data, diversos estabelecimentos públicos e privados não funcionam em ambos os dias ou funcionam parcialmente. A Prefeitura Municipal de Pirassununga, por exemplo, não terá atendimento ao público em ambas as datas ? já que dia 24 foi decretado ponto facultativo e dia 25 é feriado nacional. A exceção fica com atividades essenciais ou de interesse público, que funcionam normalmente, como por exemplo rondas da GCM (Guarda Civil Municipal).

Apenas uma mudança em relação à coleta de lixo na região central e adjacências foi adotada. Somente nos dias 24/12/18 e 31/12/18 (as últimas segundas-feiras do ano), a coleta ocorrerá a partir das 13h na área central e bairros adjacentes (onde comumente a coleta de lixo é realizada em período noturno). Nas outras datas e localidades a coleta seguirá o cronograma normal.

No dia seguinte ao Natal, uma quarta-feira (26), os serviços funcionam no período da tarde nas repartições municipais de Pirassununga, retornando à normalidade a partir das 12h, a exemplo do que ocorrerá em repartições do Estado de São Paulo e vinculadas à União, onde não haverá expediente dos serviços públicos, com exceção, além dos essenciais, dos plantões.

A exemplo do regime adotado no Natal, o Decreto 7.255/2018 assinado pelo prefeito Ademir Lindo também prevê que no Ano Novo o regime adotado será similar: na véspera do Ano Novo (31 de dezembro) fica decretado ponto facultativo, e o atendimento ao público não será realizado, com exceção de atividades essenciais. No feriado de Ano Novo (1º de janeiro de 2019) as repartições municipais também não funcionam, com exceção das essenciais. Já na quarta-feira (2 de janeiro de 2019) o atendimento ao público será retomado às 12h.

Atendimento no Natal
DataHorário de Atendimento
24 de dezembro; segunda-feiraFechado
25 de dezembro; terça-feiraFechado
26 de dezembro; quarta-feiraAbre às 12h
Atendimento no Ano Novo
DataHorário de Atendimento
31 de dezembro; segunda-feiraFechado
1º de janeiro; terça-feiraFechado
2 de janeiro; quarta-feiraAbre às 12h

 

Veja o funcionamento dos serviços públicos de Pirassununga no feriado:

Serviços Municipais ? Os serviços municipais não funcionam na véspera de Natal, segunda-feira (24), e no Natal, terça-feira (25). Já na data seguinte (26), o atendimento volta ao normal após as 12h. As seções municipais prestadoras de serviços, seguem desta forma:

??? Paço Municipal e anexos ? Não será aberto ao público na segunda-feira (24) e na terça-feira (25), já que nesta data foi decretado ponto facultativo. Na quarta-feira (26) o atendimento retorna após as 12h.

??? SAEP ? Como nos demais serviços da municipalidade, sem abertura ao público na segunda-feira e na terça-feira, retornando na quarta (26) após as 12h.

??? GM ? A Guarda Civil Municipal vai atender em forma de plantão permanente, inclusive em todo fim de semana.

??? Vigilância, CEM e UBS?s ? As unidades não terão atendimento na segunda-feira e na terça-feira, retornando na quarta (26) após as 12h.

??? Pronto-Socorro ? Funciona em sistema de plantão, inclusive nos feriados e pontos facultativos.

??? Coleta de lixo ? A coleta de lixo funciona normalmente. A exceção é somente nos dias 24/12/18 e 31/12/18 (as últimas segundas-feiras do ano). Nesses dias a coleta ocorrerá a partir das 13h na área central e bairros adjacentes (onde comumente a coleta de lixo é realizada em período noturno). Nas outras datas e localidades a coleta seguirá o cronograma normal.

??? Escolas municipais e creches ? O ano letivo já foi encerrado. Já o atendimento ao público não funciona nem segunda-feira e na terça-feira, retornando na quarta (26) após as 12h.

 

* Atualizado às 16h30 de 20 de dezembro de 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.