DemaisDestaque da CidadeDireitos Humanos

Moradores em situação de rua recebem acolhimento pelo Instituto Vida Renovada

Na última semana, o Instituto Vida Renovada, entidade que realiza o trabalho de acolhimento em moradores em situação de rua em Pirassununga realizou ações em alguns pontos da cidade. Foi feita abordagem em uma pessoa que permanece em um imóvel na Avenida Capitão Antônio Joaquim Mendes, proximidades da saída para Rodovia Anhanguera.

O morador recebeu marmitex, kit higiênico, cobertor e agasalho, incluindo uma calça comprida. O trabalho foi feito todo pela equipe técnica do Instituto Vida Renovada. Essa foi apenas uma das ações realizadas ela entidade, que neste período de temperaturas mais frias faz a abordagem de toda população em situação de rua.

“Nós somos a única casa de passagem para pessoas e famílias em situação de rua no município e fazemos a abordagem social durante todo ano. De duas a três vezes na semana a gente vai até as pessoas que estão em situação de rua ou onde existem denúncias e ofertamos o acolhimento e alertamos para os riscos que essas pessoas correm ao permanecer na rua, tanto na questão de saúde, quanto na de violência”, afirmou a coordenadora da entidade, a psicóloga Yohanna Silveira Leão.

De acordo com Yohanna, o público é predominantemente alcoólico e dependente químico, por isso a criação de vínculo é mais demorada. “O acolhimento é feito apenas se a pessoa aceita. No frio intensificamos as abordagens. Quando abaixa a temperatura nós realizamos a abordagens diurnas e noturnas. Saímos com kits emergenciais com cobertores, calças, agasalho, touca e produtos de higiene. Também ofertamos lanche e chá quente. Conversamos com as pessoas e ofertamos o acolhimento para que elas possam vir com a gente”, comentou.

Mensalmente são enviados todos os dados das pessoas atendidas e das atividades para a Prefeitura de Pirassununga. Também são feitos encaminhamentos para as famílias e auxílio na recolocação no mercado de trabalho com a atualização de currículos. Existe uma parceria com CAPS-AD e comunidades terapêuticas para dar assistências àqueles que aceitarem o acolhimento.

A casa de acolhimento do Instituto Vida Renovada não funciona como uma internação. Os atendidos ficam lá no período do dia (para quem não está trabalhando). Quem já trabalha permanece até receber o primeiro salário. “Temos números que indicam que em três meses a pessoa consegue se reerguer e sair do acolhimento”.

O Instituto Vida Renovada de Pirassununga fica na Avenida Prudente de Moraes, 2534, Centro da cidade. O telefone para contato é 3565-2879.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.