Moradores concluem ‘Curso de Formação Básica em Gastronomia’ oferecido pela Prefeitura

Moradores do Jardim Luiz de Castro concluíram na última semana o Curso de Formação Básica em Gastronomia, oferecido pelo DeHab (Departamento Municipal de Habitação) da Prefeitura de Pirassununga. O curso foi ofertado aos residentes naquele bairro devido ao fato dos recursos advirem do Programa Minha Casa Minha Vida – destinados então à capacitação de moradores da localidade citada.

O Curso de Formação Básica em Gastronomia foi iniciado em abril e a cerimônia de entrega dos certificados e encerramento coincidiu com a data da última aula – em 6 de junho. No encerramento os participantes receberam certificados pela qualificação. Participaram do ato o Secretário Municipal de Planejamento, Antonio Carlos Félix dos Santos, a coordenadora dos Cursos Senac, Eloísa Moralles e a Assistente Social do Departamento de Habitação, Mara Micelli. O curso foi ministrado pelo chef Altemiro Ragonesi Pereira.

As aulas aconteceram três vezes por semana e foram realizadas em abril, maio e junho no Espaço Socioeducativo Cuidando do Amanhã.

Além de ofertar o Curso de Formação Básica em Gastronomia, o DeHab ainda ofereceu às famílias outras três oportunidades de qualificação na área gastronômica: Curso de Preparo de Hambúrgueres; Curso de Preparo de Pizzas; e Curso de Preparo de Lanches. Para que as aulas fossem realizadas, foram cedidos espaços no Cras Santa Fé e o Espaço Cuidando do Amanhã – utilizados graças a parceria com as Secretarias Municipais de Promoção Social e Direitos Humanos e Cidadania. Os participantes de todos os cursos já receberam seus respectivos certificados.

Geração de trabalho e renda

A Prefeitura de Pirassununga ofereceu a estrutura para os cursos e firmou contrato com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), entidade responsável por ofertar a qualificação.

As qualificações foram escolhidas por serem consideradas como de geração de trabalho e renda. O trabalho foi realizado graças a convênio firmado entre a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura de Pirassununga.

O projeto foi realizado pelo DeHab, sob coordenadoria da Assistente Social do Departamento, Mara Micelli, com a coordenação geral do Diretor Municipal de Habitação, Hubiratan Jesus Penteado.