Lançada 25ª Semana Nenete; evento celebra 100 anos do cantor com shows, gastronomia e religiosidade

Considerado o “maior festival da cultura caipira do país”, a Semana Nenete chega a sua 25ª edição neste ano com festividades previstas para 11 a 14 de julho, no Centro Cultural de Eventos Dona Belila. A Semana Nenete de Música Caipira deste ano marca o 100º aniversário de nascimento do cantor, compositor e produtor musical, Waldemar Castelar De Franceschi, o Nenete.

Promovida pela Prefeitura de Pirassununga, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, de caráter beneficente, a Semana Nenete é uma das mais importantes festas do gênero em todo o território nacional.

Abrindo as festividades foi realizada nesta sexta-feira (21) a Noite de Lançamento da Semana Nenete 2019, no Centro de Convenções Prof. Dr. Fausto Victorelli. No ato o Poder Público Municipal homenageou com a comenda caipira as famílias Pereira Tangerino e Seraphin.

Pela admirável contribuição ao desenvolvimento do município, o Poder Público Municipal, como parte da programação da Semana Nenete, presta homenagens às famílias que aqui chegaram – muitas delas no período da imigração – para cultivar a terra e até hoje continuam ligadas ao meio rural.

Com esse propósito o prefeito Ademir Alves Lindo instituiu em 2006, por meio do Decreto nº 3.156/06, a “Medalha Huquiles de Carli de Incentivo às Tradições Caipiras”.

O título de “Personalidade Destaque do Ano – Lenda Viva da Cultura Caipira” foi concedido ao agricultor, violeiro, sanfoneiro, cantor, compositor e contador de histórias, José Thomaz de Godoy (Zeca Barnabé), 96 anos, por tão expressiva contribuição à cultura popular tradicional do município.

Título de “Personalidade Destaque do Ano – Lenda Viva da Cultura Caipira” foi concedido a José Thomaz de Godoy, o Zeca Barnabé

Divulgada a programação da Nenete 2019 e atrações

Ainda na Noite de Lançamento da Semana Nenete 2019 realizada nesta sexta-feira foi divulgada a programação do evento e atrações da Nenete.

De quinta (11 de julho) a sábado (14 de julho) a programação acontece das 18h às 23h30. No domingo (14) as atividades começam logo cedo, a partir das 8h.  

A expectativa da Secretaria de Cultura e Turismo, organizadora do evento, é a de receber este ano perto de 120 mil visitantes vindos de diversas regiões do estado e do país.

O Festival Gastronômico da Cultura Caipira terá 13 Ranchos Caipiras e 11 Caipirões, mobilizando direta e indiretamente mais de 5.000 voluntários e profissionais de diferentes áreas.

Foi elaborado um caderno especial (chamado de Os Sabores Da Roça) que reúne os cardápios e a localização dos Ranchos e Caipirões. Ele será distribuído a todos.

Além da riqueza gastronômica, mantém-se a programação religiosa. Na quinta-feira (11), às 19h, a Procissão de Acolhida de Nossa Senhora Aparecida, que virá da Capela da Comunidade Santo António Cavalheiro, região rural do município, abre oficialmente a Semana Nenete, seguida da Reza do Terço e da Dança de São Gonçalo, com violeiros das orquestras e corais sertanejos de Pirassununga.

Na sexta-feira (12) acontece a Procissão dos Santos Andores – com cortejo saindo às 19h defronte à Igreja Matriz de Santo Antônio em direção à festa. No domingo, às 8h, será celebrada no Palco Zé Branco (próximo da rua Amador Bueno) a Missa da Festa da Colheita em Ação de Graças pelo Dom da Terra Abundância da Colheita. Às 11h sairá a Romaria dos Cavaleiros, Charreteiros e Carroceiros – a Procissão da Gratidão – em louvor à Nossa Senhora Aparecida.

A programação de shows em homenagem aos 100 Anos de Nenete terá, nos palcos do Centro Cultural de Eventos Dona Belila, nomes consagrados da nossa música de raiz. 

De quinta-feira (11) à domingo (14) há apresentações no Palco Zé Branco (próximo da rua Amador Bueno) e no Palco Zé da Sanfona (rotatória da rua Dr. Moretz Shons), na parte alta do recinto.

Uma das atrações da Nenete este ano será show com “As Galvão”

Em 11 de julho se apresentam Mococa & Paraíso (20h) e Bruna Viola (21h30); Dia 12 de julho, As Galvão (20h) e Marcos Paulo & Marcelo (21h30); Dia 13 de julho, Divino & Donizete (20h) e Lucas & Luan (21h30). No domingo (14) os shows são com Jayne (19h) e Mayck & Lyan (21h30).

Lucas e Luan se apresentam este ano na Semana Nenete

A Gastronomia na Semana Nenete

O Festival Gastronômico da Cultura Caipira é um dos pontos altos da Semana Nenete. Para atender à crescente demanda, entidades e empresas do ramo de alimentação, responsáveis pelos 13 Ranchos Caipiras e 11 Caipirões, mobilizam direta e indiretamente, mais de 5.000 voluntários e profissionais de diferentes áreas. 

Além do melhor acolhimento, as equipes se desdobram com entusiasmo e desenvoltura para preparar e oferecer os mais deliciosos pratos das cozinhas paulista e mineira que distinguem a culinária caipira. Oportunidade única conhecer e saborear “antigas novidades” que não estão disponíveis nos restaurantes da cidade e região.

Para melhor orientar os visitantes, a Secretaria de Cultura e Turismo elaborou um caderno especial “Os Sabores da Roça”, que reúne os cardápios e a localização dos Ranchos e Caipirões. Esse encarte será distribuído a todos.

Marcos Paulo e Marcelo também integram rol de atrações anunciadas este ano para a Nenete

Programação Religiosa

As tradições religiosas do município têm lugar de destaque na Semana Nenete. Na quinta-feira (11), às 19h, a Procissão de Acolhida de Nossa Senhora Aparecida, que virá da Capela da Comunidade Santo António Cavalheiro, região rural do município, abre oficialmente a Semana Nenete, seguida da Reza do Terço e da Dança de São Gonçalo, que contará com a participação dos violeiros das orquestras e corais sertanejos de Pirassununga.

PROCISSÃO DOS ANDORES – Na sexta-feira (12), a Procissão dos Santos Andores reunirá fieis das capelas rurais e das igrejas da cidade. O cortejo sairá às 19h defronte à Igreja Matriz de Santo Antônio em direção ao recinto da festa.   

MISSA CAMPAL – No domingo, às 8h, será celebrada no Palco Zé Branco (próximo da rua Amador Bueno) a Missa da Festa da Colheita em Ação de Graças pelo Dom da Terra Abundância da Colheita.    Às 11h sairá a Romaria dos Cavaleiros, Charreteiros e Carroceiros – a Procissão da Gratidão – em louvor à Nossa Senhora Aparecida.

Programação Cultural, shows e apresentações

A programação de shows em homenagem aos 100 Anos de Nenete terá, nos palcos do Centro Cultural de Eventos Dona Belila, nomes consagrados da nossa música de raiz. 

De quinta-feira (11) à domingo (14) no Palco Zé Branco (próximo da rua Amador Bueno) e no Palco Zé da Sanfona (rotatória da rua Dr. Moretz Shons), na parte alta do recinto.

Dia 11 de julho, Mococa & Paraíso (20h) e Bruna Viola (21h30); Dia 12 de julho, As Galvão (20h) e Marcos Paulo & Marcelo (21h30); Dia 13 de julho, Divino & Donizete (20h) e Lucas & Luan (21h30). E no domingo (14) shows com Jayne (19h) e Mayck & Lyan (21h30).

Nos palcos, antes e após os shows musicais, artistas pirassununguenses estarão se apresentando as duplas DúCabelo & Fábio (Tributo à Tião Careiro) e Dhyol & Robso, entre outras.

Além dos shows acima, no sábado (13), após o show de Divino & Donizete, no Palco Zé Branco, acontecerá o Show “Pirassununga Canta Nenete”, com a participação de duplas, trios e orquestras do Programa Ranchinho Alegre.

Já no domingo, das 10h às 12h, duplas e trios que se destacaram no programa Ranchinho Alegre, promovido durante o ano pela Secretaria de Cultura e Turismo, são presenças garantidas na Roda “João Negrão” de Violeiros, no Palco Zé Branco. 

Já ao longo do Palco Guaraciaba Vanin – na plataforma externa do Armazém Cultural Dito Micuim e na plataforma da Estação Cultural FEPASA – estarão se apresentando orquestras de sanfoneiros e violeiros, grupos folclóricos e parafolclóricos, contação de histórias, entre outras manifestações. 

Artistas que se apresentam na Nenete este ano:

A história da Semana Nenete

O festival gastronômico-turístico-cultural celebra, todos os anos, a memória do cantor e compositor e produtor musical Nenete, que integrava o “Trio de Ouro do Rádio Brasileiro” – Nenete, Dorinho e Nardele -, divulga, incentiva e preserva a essência da cultura caipira, – da moda de viola às comidas e bebidas típicas, das danças folclóricas aos grandes shows musicais, das rezas e devoções aos saberes e fazeres da tradição oral -, de grande significação para o processo de construção da identidade cultural local e regional. Tem Inezita Barroso sua eterna madrinha e o Saci Pererê seu mascote.  

Em 1995, ao definir o formato e o conteúdo que se pretendia para a recém-criada Semana Nenete, a Secretaria de Cultura e Turismo optou por não copiar ou se apropriar de qualquer modelo de empreendimento cultural existente. Buscava-se algo legitimamente comprometido com os valores da cultura popular tradicional de Pirassununga.

Assim nasceu a Semana Nenete de Música Caipira, inspirada nas tradições culturais e religiosas de Pirassununga: seus personagens, valores, legados, saberes e fazeres da tradição oral, acrescida da preciosa contribuição dos imigrantes que aqui chegaram, sobretudo os italianos, que continuam vivas no meio rural e urbano.

Diferente das demais festas, a multiplicidade de eventos ocorre ao mesmo tempo em diferentes pontos do recinto, com capacidade para receber 20 mil pessoas a cada noite.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: