Cultura e Turismo

Jajá vai receber ‘Prêmio Marlene Lapola de Teatro 2020’ no Festival de Teatro Cacilda Becker

Mantendo a tradição dos festivais anteriores, o 14º Festival Nacional de Teatro Cacilda Becker vai outorgar neste ano de 2020 mais um ‘Prêmio Marlene Lapola de Teatro’ a uma personalidade de expressiva contribuição ao Teatro Pirassununguense.

O escolhido deste ano é Jailson Dorta de Toledo, mais conhecido como Jajá Dorta. Jailson nasceu na cidade de Pirassununga, no dia 18 de abril de 1974. É filho de Sebastião Dorta de Toledo e Benedita Ireno de Toledo (em memória).

Ele tem três irmãos: Jackson Duarte de Toledo, James Dorta de Toledo e Janine Eduarda de Toledo; tem dois filhos: Sarah Dorta de Toledo e Diogo Duarte de Toledo; e é casado com Ana Paula dos Santos e tem dois enteados: Jonathan Pereira e Luan Mingardi.

Jajá, como é carinhosamente conhecido, estudou no Grupo Escolar Dr. Manoel Jacintho Vieira de Moraes e no então Instituto de Educação Pirassununga. Fez curso de extensão na USP e no Centro Paula Souza (Marketing). Também trabalhou durante dois anos na Rádio Difusora de Pirassununga.

Jajá é diretor, ator e autor teatral. Teve seu chamamento artístico aos 7 anos quando assistiu ?Os Trapalhaços?, um grupo de teatro amador do bairro onde morava, mas seu descobrimento artístico-teatral veio através das aulas e das montagens que participou com Marlene Lapola, grande motivadora e inspiradora.

Sua profissionalização na carreira das artes cênicas, esteve ligada ao TUSP (Teatro da USP), onde participou do Grupo Teatral ?Boi de Botas? (um projeto de Extensão da Universidade de São Paulo) durante 6 anos, participando de grandes montagens vencedoras de diversos festivais universitários, sob direção de diretores renomados como Luiz Valcazara e Simone Boer.

Atuou ainda em programas e projetos do Ministério da Cultura e Secretaria Estadual da Educação e Cultura como coordenador e facilitador na cidade de Santa Cruz das Palmeiras/SP.

Foi diretor cênico do CMA (Coral Municipal de Aguai), coral brasileiro que representou nosso país no Coreart ? Festival Internacional de Corais realizado em outubro de 2008, em Barcelona, Espanha.

Ele é também coordenador / diretor e motivador das artes cênicas no colégio CEC-COC Santa Rita há 18 anos, na cidade de Santa Rita do Passa Quatro/SP com o Grupo Néflins de Teatro.

No Liceu Vívere COC em Pirassununga é diretor e coordenador do projeto Teatro x Educação, e diretor geral do LAC (Liceu Arte e Cultura), maior sarau estudantil da cidade pelo quarto ano.

Em Casa Branca/SP, também como coordenador e diretor, fortalece atualmente o teatro na cidade, através do Projeto Paiê.

Produtor e diretor da Cia. Sorriso Cênico há 22 anos, na época motivado por Marcelo Daniel (Mussa) a desenvolver uma companhia da cidade, tem a honra de dizer que por lá já passaram grandes nomes do teatro pirassununguense como Reinaldo Facchini, Aliu Coelho, Luiz Henrique Saci, Edilaine Vasconcelos, Silmara Soares, hoje contando com os atores / atrizes Ricardo Ferreira, Paulo Bastos, Bruno Fernandes, Adilson Gonçalves, Diogo Dorta, Ana Clara Menegatto e Catarina Zordão.

Na televisão Jajá teve uma carreira como apresentador de TV, diretor e produtor de programas da TV Mix Regional.

Formado em marketing pelo Centro Paula Souza, hoje é empresário do Grupo Mérito, empresa que atua no segmento de eventos corporativos e culturais.