Cultura e Turismo

Israel Foguel assume presidência da Aplace

Desde o último dia 1º de julho passado, a Academia Pirassununguense de Letras, Artes, Ciências e Educação (Aplace) tem nova presidência: após eleições realizadas nesta data, o professor, jornalista, pedagogo e escritor Israel Foguel comanda a entidade que, neste dia 17 de julho, completou 41 anos de existência.

Logo após a eleição, a nova diretoria já foi empossada: além do presidente Israel Foguel, também tomaram posse na nova composição diretora, os ?imortais? Martha de Oliveira Malinverni (vice-presidente), Moacyr Fonseca Júnior (1° secretário), Cláudia Albers Avóglio (2ª secretária), Domingos Apparecido Azarite (1° tesoureiro), Djalma Tadeu Franco de Toledo (2° Tesoureiro) e Marcelo Machado De Lucca de Oliveira Ribeiro (Diretor de Patrimônio).

Servidor público municipal e diretor do Teatro Municipal ?Cacilda Becker?, Israel Foguel é titular da cadeira número 28, que tem como patrono a atriz Cacilda Becker; foi eleito para ocupar o cargo de presidente durante o biênio 2017/2019. O professor Décio Grisi é o Presidente Emérito da instituição e único acadêmico fundador vivo.

Esta diretoria assumiu o exercício efetivamente nesta segunda (dia 17), conforme rege o estatuto acadêmico, exatamente no aniversário do 41º ano de fundação da Academia Pirassununguense de Letras, Artes, Ciências e Educação (Aplace).

? Biografia Israel Foguel nasceu em Pirassununga. No ano de 1976 formou-se em Comunicação e Expressão, pela Faculdade de Ciências e Letras de Araras. Na faculdade, começou a escrever, montar, dirigir e atuar em peças teatrais. Em 1991 concluiu o curso superior de Pedagogia, e em 2012, concluiu pós-graduação em Meio Ambiente.

Ainda em 1976, atendendo a um convite, começou a escrever, primeiramente no jornal ?O Movimento?, de Pirassununga; seguiram-se diversos outros jornais, desde esta época. No campo teatral, fundou diversos grupos e coordenou outros similares. Também em 1976, lançou o livro ?Messages from my Interior?; e desde esta data, lançou mais 77 livros.

É professor de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Literatura Brasileira, Literatura norte-americana e Técnica Teatral. É jornalista, pedagogo, tradutor, intérprete e Consultor Qualytime. Atualmente exerce as funções de jornalista, diretor do Teatro Municipal ?Cacilda Becker?; membro efetivo e perpétuo da Aplace, ocupando a cadeira nº 28, da patronesse ? da saudosa atriz Cacilda Becker, também é o presidente da entidade recém-empossado. Foguel também é membro da Academia Luminescência Brasileira (ALUBRA), ocupando a cadeira nº 45; e faz palestras em faculdades, escolas e entidades assistenciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.