DemaisDestaque da CidadeSegurança

Inaugurada base conjunta de segurança na USP que deve atender também a zona norte

Um novo posto de segurança, equipado para receber equipes das forças de segurança e viaturas da GCM (Guarda Civil Municipal), PM (Polícia Militar) e Guarda Universitária da própria USP (Universidade de São Paulo), foi inaugurado na manhã desta terça-feira (11) logo na entrada do campus da USP de Pirassununga. A viabilização do posto ocorreu graças a parceria fundamental entre a USP e a Prefeitura de Pirassununga.

Apesar do posto ficar sob a estrutura do antigo portão principal da USP, a ideia do local é receber constantemente as forças de segurança da cidade como ponto de apoio para atendimentos tanto para garantir a segurança dos estudantes da universidade como de moradores da região norte da cidade.

O Secretário de Segurança Pública, Paulo Tannus, citou a parceria como ?importante?. ?A ideia é interessante, principalmente pelo local?, defendeu. ?A base compartilhada vai unir as forças?, ponderou. Segundo o secretário, há diversos meses a GCM tem deixado papel de coadjuvante para ser ?ator principal? no combate à criminalidade em Pirassununga.

O comandante da Guarda Civil de Pirassununga, o GCM Rossi, ressaltou que há anos há a ideia de se abrir um posto na zona norte, já que o local é considerado estratégico. ?Nossas viaturas terão paradas frequentes nesse posto?, defendeu ele.

Já o professor Arlindo Saran Netto, prefeito do campus, citou que ?quem ganha com a parceria é a sociedade?. Isso porque, segundo ele, o local próximo à zona norte da cidade deve auxiliar na segurança do Município também. ?Temos que dar um retorno para a sociedade, e o caso de segurança é um bom retorno?, defendeu o professor Arlindo.

O Chefe da Segurança do campus, Carlos Alberto Zuffo explicou que a presença da GCM e da PM junto à Guarda Universitária traz mais segurança aos alunos. Segundo ele, inicialmente a base não funcionará no regime de 24h, mas a ideia é que haja alternância da presença de policiais militares, guardas civis e universitários nas instalações.

A base conta com rádios de comunicação, computador com internet, Wifi, local para depósito, sanitários e demais estruturas de apoio necessárias ao trabalho das forças de segurança.

A inauguração da base, que já está em funcionamento, contou também com a presença do vice-prefeito do campus, o professor João Adriano Rossignolo, de GCMs e Guardas Universitários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.