Destaque1Direitos Humanos

Idosos participam de encontro em Praia Grande

O 1º Encontro Intermunicipal do Idoso realizado pela municipalidade e o Conselho Municipal do Idoso, reuniu cerca de 350 idosos das cidades de Pirassununga, Leme e Santa Cruz das Palmeiras, na Colônia de Férias da Federação Têxtil do Estado de São Paulo, no município de Praia Grande ? Baixada Santista – onde participaram do seminário ?O Idoso e a Vida Moderna ? Direitos e Desafios?, entre outras atividades.

Este evento fez parte de um calendário extenso da 7ª Semana da Terceira Idade, que aconteceu há quase duas semanas, entre os dias 25 de setembro a 1º de outubro, com apresentações artísticas e culturais, gincana e a Mini-Conferência da Saúde do Idoso, além da viagem ao litoral.

O projeto sociocultural, elaborado e executado segundo as diretrizes da Política Municipal do Idoso e Estatuto do Idoso, reuniu varias ações em um só evento, racionalizando recursos e otimizando resultados.

Cada município ficou responsável pelo custeio da participação de seus integrantes. Em Pirassununga, o projeto cujo um dos objetivos era viabilizar a viagem de idosos de baixa renda que nunca tiveram a oportunidade de conhecer o mar, foi financiado pelo Fundo Municipal do Idoso – FMI, através de doação dedutível do Imposto de Renda, captada junto a um empresário da região.

A seleção para as vagas custeadas integralmente com verba do FMI, foi realizada através de consulta ao CAD Único, entre idosos com renda per capta inferior a meio salário mínimo e que declararam nunca terem ido à praia.

Para Idosos inscritos no Centro de Convivência do Idoso com frequência assídua, e que não se enquadravam nos critérios sociais para o custeio total, ficou a cargo dos participantes, o pagamento do ônibus. As vagas remanescentes foram disponibilizadas para idosos que não se enquadravam nas duas primeiras opções, ou acompanhantes, mediante pagamento do ônibus e hospedagem, com desconto social oferecido pela Colônia de Férias da Federação dos Têxteis do Estado de São Paulo.

Após o seminário, os municípios participantes estão elaborando relatório da situação do idoso na região, sob sua própria ótica. O documento será encaminhado aos Conselhos Municipais, Prefeituras Municipais e autoridades na área, em outras esferas governamentais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.