“Histórias e Vales” elabora Plano Regional de Turismo

Na segunda quinzena deste mês de abril – dia 18 – representantes das nove cidades signatárias da Região Turística “Histórias e Vales” estiveram reunidos com as entidades similares na sede do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), na cidade de Águas de São Pedro.

O objetivo deste solene encontro foi a apresentação dos respectivos Planos Regionais de Turismo, que é uma importante ferramenta para planejar o desenvolvimento turístico da região, e a RT Histórias e Vales, com o apoio do poder públicos dos nove municípios e da iniciativa privada construiu um processo de elaboração de plano de forma coletiva, resultando no Plano Regional de Turismo.

Este plano compreende todo diagnóstico do turismo regional, inventário e pesquisa de demanda. Após essas etapas, foram realizadas análise de atrativos e segmentos turísticos, definidas as diretrizes estratégias e um plano de ação em curto, médio e longo prazo.

O Plano Regional de Turismo foi oficialmente apresentado no último Fórum Regional de Turismo realizado no Senac Águas de São Pedro, com a participação de seis regiões turísticas: RT Serra do Itaqueri, RT Roteiro dos Bandeirantes, RT Cavernas da Mata Atlântica, RT Caminhos do Tietê, RT Entre Serras e Águas, além da própria Histórias e Vales.

O evento contou com a presença de prefeitos, secretários municipais, empresários dotrade turísticoe da secretária interina de turismo do Estado de São Paulo, senhora Nanci Cortazzo Mendes Galuzio.

A Região Turística Histórias e Vales continua se reunindo mensalmente para o desenvolvimento de projetos, dentre os quais destacam-se: o Circuito Caminho da Paz, que promove o cicloturismo e peregrinação, a elaboração de Roteiros Turísticos, e a formalização jurídica da Região Turística.

RT A Região Turística compreende 9 municípios da região central do Estado: Descalvado, Leme, Pirassununga, Porto Ferreira, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos e Tambaú.