“Guri” se apresenta com músicos noruegueses

Durante toda a quarta-feira passada (28 de março), cinco músicos noruegueses promoveram um workshop com jovens músicos aprendizes doProjeto Guri, do Polo de Pirassununga. Este intercâmbio foi importante para odesenvolvimento musicaldos jovens músicos doGuri, que tiveram um breve acesso a uma nova cultura musical, posteriormente demonstrado a uma seleta plateia, cuja apresentação ocorreu num dos barracões do Lar André Luiz, na Vila Industrial.

Os 70 integrantes doProjeto Gurido Polo de Pirassununga25 deles, pertencentes ao Lar André Luiz tiveram a oportunidade de aprender novos acordes, especialmente, a música folclórica e o próprio cancioneiro da Noruega. Cinco músicos originários desta nação nórdica, a oeste da Escandinávia (norte da Europa) compartilharam experiências e com instrumentos de sopro e percussão executaram canções típicas e do rico folclore norueguês.

Mesmo não dispondo de alguns instrumentos típicos e tradicionais, como o violino de Hardanger ou a langeleik (cítara norueguesa), as turmas doGurise dividiram e tocaram e até cantaram trechos de músicas tradicionais da Noruega, que vão desde polcas, valsas até manifestações mais antigas, como bygdedans.

A apresentação emocionou os próprios músicos nórdicos, dois deles, residentes no país (em São Carlos)a violoncelista Ellen-Martine e o saxofonista Kristofffer Lippestad, ambos residentes quase um ano e outros três integrantes do MOVE, cuja visita é financiada pelo próprio governo norueguês, com objetivo de desenvolver um plano de criação musical e adaptação de arranjos.

O MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange) realizaram workshops de composição e arranjos com vários projetos no Brasil, entre eles, os alunos doProjeto Guri”, cujas cidades escolhidas para este evento foram Lençóis Paulista, Dois Córregos e Pirassununga, que possuem polo deste projeto. Em Pirassununga, este encontro ocorreu durante a manhã e tarde da quarta-feira passada (28), no Lar André Luiza rua Allan Kardec, 42, Vila Industrial, região sul da cidade.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: