DemaisDestaque da CidadeDestaque1Segurança

GCM finaliza 2018 com quase 10 mil registros de atendimentos e abordagens em Pirassununga

A GCM (Guarda Civil Municipal) de Pirassununga encerrou o ano de 2018 com milhares de atendimentos prestados à população de Pirassununga. Além da presença da GCM em diversas ocorrências dos mais variados tipos, a corporação ajudou na apreensão de quilos de drogas, abordou milhares de pessoas durante o trabalho rotineiro e prestou apoio em operações, serviços além do trabalho preventivo realizado em dezenas de prédios públicos de Pirassununga.

Os números foram apurados neste início de ano pela Secretaria de Segurança Pública, e mostram o envolvimento da Guarda Civil em ocorrências de todos os tipos registradas no dia a dia do município.

Um dos focos do combate à criminalidade no Brasil, que é a apreensão de drogas e combate ao tráfico de entorpecentes, também chama atenção em Pirassununga pelos números. Isso porque, com o apoio da GCM, foram apreendidos exatos 4,769 kg de drogas na cidade, em 2.065 unidades (dentre invólucros e outros).

Foram ao menos 3.057 pessoas abordadas pelos guardas civis ao longo de 2018 e exatas 2.652 averiguações e registros de auxílio ao público em geral.

No caso do patrulhamento escolar são quase 70 registros. Acompanhamentos em passeatas, procissões de instituições religiosas e outros também quase 70 registros. Já as permanências preventivas de viaturas em prédios públicos (USFs, escolas, creches, no Paço Municipal, no Pátio, na Câmara de Vereadores, no Cemitério Municipal, em eventos como o Café com Chorinho, em Praças, na Cachoeira de Emas etc) somaram mais de 2.100.

Além desses atendimentos, centenas de atendimentos prestados pela GCM geraram ocorrências policiais. Os registros mais frequentes de ocorrências envolvendo a GCM são os de perturbação do sossego, desinteligência (brigas, discussões, desentendimentos etc), apreensões de entorpecentes, capturas de procurados da Justiça, apreensão de objetos e outros. Foram mais de 40 prisões em flagrante delito que tiveram efetiva participação da GCM.

Em dezenas de ocorrências a GCM contribuiu ainda com efetivo apoio aos Bombeiros e Polícias Militar e Civil, além de apoios ao Judiciário.

Em atos contra maus tratos ou abusos a animais foram mais de 10 registros da participação das forças de segurança pirassununguenses.

Para o Secretário de Segurança de Pirassununga, Paulo Tannus, os dados retratam a respeitabilidade da GCM. ?Os números são positivos. Isso mostra a credibilidade da Guarda Municipal junto a população. Temos registrado aumento no número de chamadas para a GCM, e isso mostra que a Guarda vem ocupando espaço cada vez maior no cenário da Segurança Pública?, pontua.

O secretário ainda reforçou a disposição da corporação em atuar conjuntamente com a comunidade. ?A população pode sempre contar com a GCM, estaremos sempre prontos para ajudar, sempre investido em novas tecnologias e em novas formas de aproximar a Guarda Municipal da população?, finalizou Tannus.