DemaisDestaque da CidadeNão categorizado

Finados: veja quais serviços públicos que abrem e fecham em Pirassununga

O Dia de Finados, celebrado pela Igreja Católica anualmente no dia 2 de novembro, é tradicionalmente fixado para guardar a data referente aos mortos. A tradição cristã é antiga e já se incorporou há muitos anos no calendário nacional ? que reserva ao dia um feriado.

Por isso, assim como em todo o país, em Pirassununga a data tem funcionamento especial de alguns serviços nesta sexta-feira (2).

Seguindo o regime de trabalho adotado no Brasil e no Estado, não haverá expediente dos serviços públicos, com exceção dos essenciais e os plantões.

Veja o funcionamento dos serviços públicos de Pirassununga no feriado:

Serviços Municipais ? Os serviços municipais não funcionam na sexta-feira (2). As seções municipais prestadoras de serviços, seguem desta forma:

??? Paço Municipal e anexos ? Não será aberto ao público na sexta-feira (2).

??? SAEP ? Como nos demais serviços da municipalidade, sem abertura ao público na sexta-feira (2).

??? GM ? A Guarda Civil Municipal vai atender em forma de plantão permanente, inclusive em todo fim de semana.

??? Vigilância, CEM e UBS?s ? As unidades não terão atendimento nesta sexta-feira (2).

??? Pronto-Socorro ? Funciona em sistema de plantão, inclusive nos feriados e pontos facultativos.

??? Coleta e Feira Livre ? A coleta de lixo funciona normalmente em todos os dias; a Feira Livre segue o calendário normal.

??? Escolas municipais e creches ? Não funcionam nesta sexta-feira (2).

 

Saiba mais sobre o Dia de Finados

O Dia de Finados começou por iniciativa dos druidas, pessoas encarregadas das tarefas de aconselhamento, ensino, jurídicas e filosóficas dentro da sociedade celta (que posteriormente formou a sociedade irlandesa). Eles acreditavam na continuação da existência depois da morte. Reuniam-se então nos lares, e não nos cemitérios, no primeiro dia de novembro, para homenagear e evocar os mortos.

Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos e visitavam os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja Católica dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos. O dia anual passou a ser comemorado em 2 de novembro porque o 1º de novembro é a Festa de Todos os Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.