Destaque da CidadeGabinete

Finados: o que abre e fecha no feriado

O Dia de Finados é celebrado pela Igreja Católica, anualmente no dia 2 de novembro. Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos e visitavam os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja Católica dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava.

Desde o século XI, os papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. Assim, no século XIII, esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, isto porque o de novembro é a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição, e se apoia em uma prática de quase dois mil anos.

Segundo especialistas, o estabelecimento de uma data específica para a guardar a data referente aos mortos é uma iniciativa dos druidas, pessoas encarregadas das tarefas de aconselhamento, ensino, jurídicas e filosóficas dentro da sociedade celta (que posteriormente formou a sociedade irlandesa), que acreditavam na continuação da existência depois da morte. Reuniam-se nos lares, e não nos cemitérios, no primeiro dia de novembro, para homenagear e evocar os mortes.

? Serviços municipais ? Este que é o último feriado ?prolongado? deste ano de 2017, o Dia de Finados será comemorado na próxima quinta-feira (3), período em que alguns serviços municipais, exceto os essenciais estarão momentaneamente paralisados.

Pelo Decreto Municipal nº 7.001, de 30 de outubro de 2017, o prefeito Ademir Lindo ? que gravou uma mensagem pelas redes sociais, na semana passada – estende o feriado religioso – dia 2 (quina) e também para a sexta-feira (3 de novembro), em ponto facultativo. Portanto, até quarta-feira (1º de novembro) funcionam todos os serviços em horário comercial, cujo expediente segue das 8 às 17h. Por este motivo, o funcionamento das repartições públicas municipais, com exceção dos essenciais ou plantões, retomam normalmente na segunda-feira (6 de novembro). O funcionamento das seções municipais prestadoras de serviços seguem desta forma:

??? Paço Municipal e anexos ? Funcionamento em expediente segue até quarta-feira (1º de novembro), pára no feriado de quinta (2) e retorna às atividades normais somente na segunda (6 de novembro), em horário normal.

??? SAEP ? Como nos demais serviços da municipalidade, funcionamento normal até quarta (1º) e retorna na segunda (6), das 8 às 17h.

??? GM ? A Guarda Municipal vai atender em forma de plantão permanente, inclusive em todo fim de semana.

??? Vigilância, CEM e UBS’s ? Todas as unidades funcionam normalmente até quarta (1º), mas retorna somente no horário comercial, das 7 às 17 horas, da segunda-feira (6).

??? Pronto-Socorro ? Funciona em sistema de plantão, inclusive nos feriados e pontos facultativos.

??? Coleta e Feira Livre ? A coleta de lixo funciona normalmente em todos os dias; a Feira Livre segue o calendário normal.

??? Escolas municipais e creches ? Funcionam normalmente até quarta (1º); pára no Feriado de Finados (dia 2) e retorna às atividades somente na segunda-feira (6).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.