Educação

Escolas promovem Festa das Bruxas

No último dia de outubro passado (31), a EMEF ?Professor Próspero Grisi? – zona sul da cidade – realizou sua Festa das Bruxas, ou Halloween , a designação em inglês. O Halloween permite trabalhar conceitos como morte, espiritualidade, respeito as religiões e culturas diferentes, multiculturalismo, lembrança, medo ou terror. É uma data simbólica que permite demonstrar temas difíceis de forma lúdica e oferece um universo rico de lendas e mitos que captam o interesse e curiosidade da criança. Foram realizadas atividades lúdicas e pedagógicas que envolveram toda escola.

Outra unidade escolar que também comemorou o Dia das Bruxas, no dia 31 de outubro, foi a EMEIEF Rural ?Maria Aparecida Reck Cabral Guimarães?, com a organização da professora Cirlene e apoio das demais professoras as crianças participaram de atividades recreativas e pedagógicas, onde puderam divertir-se com as brincadeiras realizadas.

? Data ? Halloween, mais conhecido como ?Dia das Bruxas?, é uma celebração popular de culto aos mortos, segundo a tradição do povo celta que, posteriormente formou a Irlanda. A popularidade do Halloween é maior em alguns países de língua anglo-saxônica (especialmente nos EUA), cujo significado se refere à noite sagrada de 31 de Outubro, véspera do feriado religioso do Dia de Todos os Santos. A tradição do Halloween foi levada pelos irlandeses aos Estados Unidos, onde a festa é efusivamente comemorada.

A origem da data sugerem algumas teorias e, a mais aceita, é que tenha sido comemorada primeiramente pelos antigos celtas, através das festividades pagãs do fim do período de verão e início do inverno, o ?Festival de Samhain?, que acontecia no final do mês de outubro.

Acreditava-se que nesta data, os espíritos dos mo rtos regressavam para visitar as suas casas e também poderiam surgir assombrações para amaldiçoar os animais e as colheitas. Todos os símbolos utilizados pelos celtas tinham como objetivo afastar os maus espíritos.

A origem católica do Halloween coincide com a Festa de Todos os Santos, sendo determinado pela Igreja Católica, o dia 2 de novembro, como o Dia dos Finados. Antigamente, no dia 31 de outubro, acontecia uma vigília de preparação denominada ?All Hallow?s Eve? (Véspera de Todos os Santos). Após transformações, a expressão permaneceu na sua forma atual.

? Símbolos – Os símbolos principais são as fantasias de bruxas e a abóbora com feições humanas iluminada através de uma vela acesa. Além disso, também é comum decorar as casas com objetos e temas assustadores, como caveiras, teias de aranha, mortos-vivos e demais seres que pertençam ao imaginário popular. Também há o costume de distribuir doces para as crianças fantasiadas durante esta festa.

Conhecido como ? trick or t rea t ? (?gostosuras ou travessuras?, em português), esta atividade infantil é muito comum nas comemorações do Dia das Bruxas nos países do Hemisfério Norte, como os Estados Unidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.