Cultura e TurismoDestaque da CidadeDestaque1

Encontro regional define dados turísticos para projeto “Caminho da Paz”

Durante toda manhã e tarde desta quarta-feira (5), na sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura da cidade de Descalvado, os representantes das cidades signatárias que constituem o projeto ?Caminho da Paz? e também do ?Histórias e Vales? estiveram reunidas para definir o compartilhamento de dados oficiais dos respectivos setores de turismo para compor a programação denominada ?Caminho da Paz?, formada pelas nove cidades do grupo ?Histórias e Vales?, além dos municípios de Corumbataí, Itirapina e Analândia.

O ?Caminho da Paz? foi lançado em 2016, na sede regional do Serviço Nacional do Comércio, em São Carlos (Senac/São Carlos), em uma reunião foi marcada pela presença de representantes do poder público, a governança da região turística, empresários do setor turismo, alimentação e hotelaria e também grupos de caminhada e ciclistas das cidades participantes, incluindo Itirapina.

O circuito tem o objetivo de propagar a evolução do turismo na região central do Estado de São Paulo, contribuindo com desenvolvimento de hotéis, pousadas e restaurantes que serão utilizados pelos peregrinos durante a caminhada, bem como do comércio local. Para o desenvolvimento do programa as cidades participantes se mobilizaram, mapearam o caminho e emplacaram todo o trajeto.

No encontro desta quarta-feira (5), em Descalvado, o coordenador Eduardo Henrique Ferin da Cunha, de Tambaú (SP), fez a apresentação de todo plano turístico do ?Caminho da Paz? que, no entanto, ainda dependia da reunião de alguns dados turísticos gerais das cidades para ser finalizado.

O percurso inteiro deste circuito, com uma extensão circular de aproximadamente 350 quilômetros, já está liberado e pode ser feito a pé ou de bicicleta. O caminho passa por 12 cidades: Analândia, Corumbataí, Descalvado, Itirapina, Leme, Pirassununga, Porto Ferreira, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos e Tambaú.

? ?Histórias e Vales? – A Região Turística ?Histórias e Vales? localiza-se na região central do Estado de São Paulo e é composta pelos seguintes municípios: Descalvado, Leme, Pirassununga, Porto Ferreira, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos e Tambaú.

No complemento da reunião, os representantes da região turística também aproveitaram o encontro para definir os últimos dados a serem repassados para formatar a programação. Houve uma breve exibição de slides com o mapa das ações e a frequência de turistas. Um dos exemplos usados foi o da cidade de Itirapina, que já concluiu o repasse de todos seus dados turísticos.

O próximo encontro regular dos representantes da região turística está programada para acontecer na próxima quarta-feira (12), pela manhã e à tarde, na sede do Senac Regional, em São Carlos, para a oficina ?Diretrizes e Análise de Cenários?.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.