Encerramento do Projeto Meio Ambiente e a Segurança de Voo foi realizado nesta segunda

Na manhã da última segunda-feira (11) o Auditório da Emaic Prof. Daniel Caetano do Carmo recebeu os alunos de 4ºs e 5ºs anos do Ensino fundamental da Emef Caic Dr. Eitel Arantes Dix para a finalização do Projeto Voo Seguro, realizado por meio de parceria entre a Prefeitura de Pirassununga e a AFA (Academia da Força Aérea).

Durante o ano, as atividades foram coordenadas por Almir Rogério e Sueli Ap. Furlan Vick, juntamente a sua equipe pedagógica de apoio: Roseli A. Mattoso Barbosa, Gabrieli Furlan e Monique Bezerra.

Vale destacar que a AFA (Academia da Força Aérea), por meio do Capitão Silva e Capitão Rocha, iniciou em 2019 a parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Pirassununga no intuito de mostrar como o Meio Ambiente pode andar junto com a Segurança do Voo.

Isso porque os cadetes em formação do quadro de Aviação utilizam uma área de instrução que abrange uma grande parte do interior de São Paulo, e durante todos os procedimentos de pousos e decolagens, as aeronaves sobrevoam Pirassununga.

O problema é que existe um perigo em sobrevoar áreas povoadas a baixa altura em virtude do risco que as aves podem oferecer para as aeronaves. O descarte de resíduos realizados em áreas destinadas para esse fim são chamarizes para espécies que utilizam o lixo como fontes de alimento. Todos os tráfegos da Aeronave T-27 necessariamente passam na vertical da cidade a baixa altura, ou seja, qualquer lixo jogado fora do lugar em qualquer ponto da cidade já é suficiente para atrair uma ave capaz de derrubar uma aeronave.

Ao todo foram trabalhadas 1.315 pessoas entre alunos e educadores de 4ºs e 5ºs anos da Rede Municipal de Ensino com ações de continuidade as aulas que já são realizadas nas escolas municipais com uma extensão extracurricular, atendendo diretamente as Diretivas do Programa Verde Azul como Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Biodiversidade, Uso do Solo e Resíduos Sólidos.