Destaque da CidadeEducação

EMAIC-Castelinho destaca alunos vencedores do “1º Concurso de Contos e Causos”

A Estação-Escola Municipal de Apoio Integral à Criança (EMAIC) ?Castelinho?, promoveu no início deste mês de julho, o ? Concurso de Contos e Causos?, no hall de acesso aos Auditórios Alfa e Beta (Salão do Índio), do Palácio da Educação, idealizado pelo professorcoordenador Almir Rogério Ferraz.

Os trabalhos foram produzidos durante o mês de junho passado, com professores de Arte das classes de e anos de todas as unidades escolares do Ensino Fundamental da Rede Municipal, e envolveu, naturalmente, toda a equipe das escolas. Segundo o idealizador do projeto e a gestora Sueli Furlan Vick, o objetivo foi ?envolver? a coletividade estudantil – desta faixa etária – com trabalhos sobre o folclore, porém, com a inclusão do relato ou ?causo?. Por este motivo, o concurso estimulou a criatividade, interação e comunicação da tradição ao contar histórias entre estudantes e a comunidade pirassununguense, a partir do tema ?Mitos e Superstições?.

?A partir do tema, os participantes foram capazes de expressar passagens históricas folclóricas e fenômenos de Pirassununga ou do país. Chegamos a 43 trabalhos e três recebem uma premiação especial?, reiterou o professor-coordenador.

Após este período, 24 obras foram expostas durante a realização da 24ª Semana Nenete de Música Caipira, no Armazém Cultural ?Dito Micuim?, palco das apresentações folclóricas, e ornamentado pela Comissão de Eventos da Secretaria Municipal de Educação. Todos os trabalhos foram analisados e receberam notas para a escolha dos três finalistas. Os alunos classificados em , e lugar recebem premiação especial; outros 16 alunos obtiveram ?menção honrosa pela relevância?, e os professores recebem um certificado de participação no projeto.

? EscolhidosOs dez primeiros alunos em ordem de classificação devem participar de um workshop oferecido pelo artista plástico Carlos Eduardo Zornoff, em seu ateliê (à rua Coronel Franco, nº 2512 ? Centro), ainda a ser realizado; ao final todos os participantes recebem uma medalha de participação. Entre os alunos vencedores, estão: lugar Sabrina Onofre Martins de Oliveira, da EMEIJA ?Abbibe Appes?, orientada pela professora Ana Cláudia Vilela, com a direção da gestora Milena Senhorine Marafon; lugarGiovana da Fonseca Raimundo, também da EMEIJA ?Abbibe Appes?, professora Ana Cláudia Vilela,e gestora Milena Senhorine Marafon; e lugar Gean Samuel Pereira Santos, da EMEF ?Próspero Grisi?, orientado pela professora Ester Solange Boerner Hypolito, com direção da gestora Edwirges Gomes de Souza.

O professor-coordenador Almir Rogério Ferraz, da EMAIC-Castelinho, agradece o empenho da Secretaria Municipal de Educação, todas as unidades escolares envolvidas e respectivos professores e gestores, e aos jurados que, gentilmente, aceitaram o convite: professor de Arte – Rafael Bolito Pelaes; professora-coordenadora da Educação – Simone Sarzi; e Israel Foguel, diretor do Teatro Municipal, presidente da APLACE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.