Destaque da CidadeDestaque1Saúde

Em média, vacinação contra gripe imunizou 60% dos grupos prioritários

Durante esta última semana de maio, o Ministério da Saúde comunicou a todas as secretarias estaduais e municipais de todo o país sobre a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (H1N1). O período, iniciado na segunda quinzena de abril passado deveria ser encerrada até esta sexta-feira (26).

Porém, como alguns grupos prioritários não chegaram sequer próximos da meta de 90%, assim estabelecido pelo Ministério da Saúde para este ano, a campanha nacional de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o próximo dia 9 de junho (sexta-feira). O governo federal quer alcançar os 90% das 54,2 milhões de pessoas incluídas no público-alvo, mas, até esta quinta-feira (25), apenas 63,6% haviam recebido a sua dose.

Dos grupos que podem tomar a vacina pelo SUS, os idosos têm, até o momento, a maior cobertura: 74% desse público já se vacinou. Entre as puérperas, mulheres que tiveram bebê recentemente, o alcance foi de 73% e, entre os indígenas, de 68%.

Os grupos que menos se vacinaram foram as crianças, com 52% de cobertura, gestantes, com 47% e os trabalhadores de saúde, com 66%. Este ano, a novidade da campanha foi a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo. Até o momento, 60% deles se vacinaram.

Os estados com maior cobertura de vacinação são Amapá, com 85,7%; Paraná, com 78,1%; e Santa Catarina, com 77,7%. Já os que estão mais longe da meta são Roraima, com 47,9%, Rio de Janeiro, com 48%, e Pará, com 52,1%. As doses da vacina estão disponíveis para o público-alvo nos postos de saúde em todo o país. A imunização protege contra os três sorotipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano: H1N1, H3N2 e Influenza B.

? Pirassununga ? A realidade nacional também reflete em Pirassununga. Na média, somente um pouco mais da metade das pessoas previstas foram imunizadas, com exceção do grupo das puérperas, que já atingiu o objetivo tendo até mesmo, ultrapassado a meta estipulada pela campanha nacional.

Entre os cinco principais grupos prioritários para a vacinação, as puérperas já atingiram a marca de 122,43%; os idosos, o índice é ? até o final desta semana (sexta, dia 26) ? de 70,99%; já entre as gestantes continuam no patamar de 60,71%; e finalmente, entre os trabalhadores da Saúde Pública, o índice segue abaixo, em 56,80%. Somente a vacinação para as crianças de 6 meses a 5 anos incompletos está abaixo da meta esperada: 41,96%

Os demais grupos prioritários – povos indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, sob medidas sócioeducativas; pessoas encarceradas e funcionários do sistema prisional; pessoas portadores de doenças crônicas e não-transmissíveis, e de outras condições clínicas especiais, independente da idade; e professores das escolas públicas e privadas ? ainda não existe uma estatística definida.

No entanto, em comparação com índices regionais, estadual e federal, a cidade tem melhor desempenho somente entre as puérperas e gestantes, abaixo somente entre os grupos de trabalhadores da Saúde e das crianças. Estes são os índices atualizados, segundo a Vigilância Epidemiológica, com números atualizadas até esta semana:

??? Idosos ? Brasil, com 74,73%; Estado de SP, em 76,31%; e GVE XX de Piracicaba, em 74,92%.

??? Trabalhadores da Saúde ? Brasil, com 66,20%; Estado de SP, em 61,84%; e GVE XX de Piracicaba, em 64,03%.

??? Gestantes ? Brasil, com 47,14%; Estado de SP, em 46,69%; e GVE XX de Piracicaba, em 48,57%.

??? Puérperas ? Brasil, com 73,65%; Estado de SP, em 69,95%; e GVE XX de Piracicaba, em 67,79%.

??? Crianças ? Brasil, com 52,20%; Estado de SP, em 46,31%; e GVE XX de Piracicaba, em 41,75%.

? Postos ? Com a prorrogação até o dia 9 de junho, segundo a agenda da Vigilância Epidemiológica, a vacinação prossegue junto às unidades de saúde credenciadas e que deverão atender neste período: de segunda à sexta, das 8 às 16 horas, no Centro de Especialidades Médicas (CEM); e nas USFs Centro 1, Laranjeiras, Limoeiro, Redenção, Santa Fé, São Pedro, São Valentim, Raia e Triângulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.