Destaque da CidadeEducação

Educação realiza capacitação na Merenda Escolar

Nos últimos dias de janeiro, antes do início do ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação realizou a 1ª Capacitação de Manipuladores de Alimentos do Programa Qualidade de Vida e Sustentabilidade. 

As palestras foram realizadas no Auditório Alfa, do Palácio da Educação ? no Jardim Carlos Gomes ? e a ‘prática’, nas instalações da Merenda Escolar, no centro.

Este programa foi uma iniciativa da pasta de Educação em parceria com outras secretarias municipais, como Obras e Serviços ? pelo Setor de Parques e Jardins -; além das pastas de Saúde e de Promoção Social. Segundo o secretário municipal Orlando Bastos Bomfim (Educação), esta metodologia tem como objetivo incorporar nas escolas da Rede Municipal de Ensino, os princípios de promoção da saúde e meio ambiente em sua prática pedagógica, que estimulem ?o pensar em adotar práticas alimentares e estilos de vida saudáveis?, através de ações educativas, estendendo-se as atividades a toda a população pirassununguense.

O encontro contou com a participação de 120 servidores públicos municipais da Secretaria Municipal de Educação, Setor de Merenda Escolar e convidados, tendo como palestrantes diversos profissionais, dentre eles, educador físico, administrador, nutricionistas e bombeiros e os mais variados assuntos: a importância da ginástica laboral, acidentes de trabalho (prevenção e socorro), valorização profissional, alimentação balanceada e qualidade de vida, segurança de alimentos, criatividade no uso de gêneros alimentícios, o papel da supervisão no serviço de alimentação para coletividades, o servidor como agente de educação nutricional e rotinas administrativas.

Os presentes também participaram de um ?quizz? (competição) de perguntas sobre as palestras, durante os dois dias, com inúmeras premiações. Foram divididos em quatro equipes e participaram de um desafio criativo prático, com o tema Culinária Mundial na Merenda Escolar. Na avaliação final, realizada por todos, constatou-se o efeito positivo da capacitação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.