Destaque da CidadeEducação

Educação promove Seminário do PNAIC, na próxima semana

A Secretaria Municipal de Educação promove, nas próximas quarta (25) e quinta-feira (26), no período noturno, o Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), cujo objetivo principal é garantir a alfabetização de crianças ? até 8 anos de idade – até o 3º ano do ensino fundamental.

Anualmente, as administrações de todas as esferas fazem suas respectivas revisões sobre os objetivos, desde a formação de professores, programação pedagógica, resultados e estratégias a serem adotadas para o período.

Por este motivo, em Pirassununga, a pasta de Educação promove o Seminário Inicial do PNAIC, dividido em dois dias ? quarta (25) e quina (26), das 19 às 22 horas ? no Auditório Alfa, do Palácio da Educação, à avenida Germano Dix, nº 3350, no Jardim Carlos Gomes. No primeiro dia, haverá palestra do ?Pacto/2017? e ?O Material e a Mediação Pedagógica?; já no segundo dia, na programação traz o treinamento e a oficina ?Ambiente Virtual de Aprendizagem?.

Os formadores para este seminário são Aline da Silva de Melo; Luana Barbosa da Silva; Luciana Teófilo Santana; Maria José Bueno da Silva; Renata dos Santos Oliveira Silva; Simone Josely Casali Sarzi; e Vágner dos Santos.

A principal inovação no programa é o fortalecimento das estruturas estaduais, regionais e locais de gestão de programas de apoio à alfabetização e ao letramento, com a alocação de novos perfis de coordenadores do pacto nos estados e nas regionais de ensino, para que trabalhem junto aos coordenadores locais, já participantes do PNAIC. Neste caso, a intenção é promover o apoio à constituição dessas equipes de coordenadores vinculados às redes de ensino para que assegurem o acompanhamento das ações do programa e avaliem a aprendizagem dos estudantes, responsabilizando-se também pelos resultados da alfabetização em seus estados e municípios.

As estratégias de monitoramento e acompanhamento das ações do programa serão delineadas em um Plano de Gestão a ser formulado pelo estado e aprovado no âmbito do Comitê Gestor. Já as Instituições Públicas de Ensino Superior permanecerão responsáveis pela coordenação e realização das atividades formativas de orientadores de estudo, professores alfabetizadores, além dos diferentes coordenadores. A proposta da formação continuada deverá constar de um Plano de Formação, elaborado pelas IES públicas e também aprovado no âmbito do Comitê Gestor.

A Educação solicita a adesão de profissionais e interessados para participarem deste seminário. Informações gerais podem ser obtidas no Palácio da Educação, sede do seminário ? no Jardim Carlos Gomes – ou pelo telefone (19) 3565-8300.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.