Educação inicia duas semanas de capacitações, com palestras e planejamentos

A partir desta semana, de segunda à sexta-feira, até o próximo dia 2 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação realiza um período de capacitação para todos os servidores da pasta, gestores, coordenadores pedagógicos, docentes e servidores de apoio, desde motoristas até encarregados pelo setor de Merenda Escolar.

O primeiro encontro foi na manhã desta segunda-feira (22), quando cerca de 70 gestores e coordenadores estiveram reunidos no Auditório Beta do Palácio da Educação – Jardim Carlos Gomes -, com participação do secretário municipal – professor Orlando Bastos Bomfim (Educação) – e o prefeito Ademir Lindo, para a abertura dos trabalhos.

Logo no primeiro contato com os gestores e coordenadores, o prefeito comentou os momentos de dificuldades financeiras da municipalidade, porém, mencionou várias vezes a importância do investimento prioritário no setor e o incentivo à qualificação dos educadores. “A readequação financeira é de suma importância para que tenhamos melhor aproveitamento do orçamento e para que façamos todas as incrementações necessárias em setores, como a educação”, ponderou o prefeito.

Ainda sobre a atual situação de dificuldades, em especial, a política e econômico-financeira, o prefeito também relatou aos presentes que a cidade e o país passam por um momento de “desafios inadiáveis”: o país, pelo início de mais um período político-eleitoral, crucial para o próximo quadriênio (2019-2022); e a cidade, para traçar novas metas e uma readaptação financeira para atender a todas as demandas públicas. “Vamos olhar para frente: temos muito o que fazer para atender os anseios da população”, encerrou.

Programação – Além da abertura solene, o período da manhã da capacitação também incluiu a apresentação dos Planos de Ações da DTIC (Divisão de Tecnologia e Informação da Comunicação) e da DACA (Divisão de Atenção à Criança e ao Adolescente); e no período da tarde, apresentações de Planos de Ações das demais divisões, como a Divisão de Políticas Públicas e Avaliação Institucional (DPPAI), além da entrega dos horários de HTPC (horário de trabalho pedagógico coletivo) de cada docente em sua unidade, que vai ser analisado pelo DPPAI e DE.

Para esta terça-feira (23), no Auditório Alfa do Palácio da Educação, pela manhã, palestra “Educação Financeira – Tempos de Aprendizagem”, com a participação da profª-drª Arethuza Helena Zero; à tarde, debate dos gestores para orientação técnica para o processo de atribuição de classes aulas curriculares nas unidades escolares.

Ainda nesta semana, na quarta-feira (24), nas respectivas unidades escolares, atribuição dos professores e a recepção das crianças e, à tarde, debate sobre do “Demandanet”, para gestores e professores. Na quinta-feira (25), no Auditório Alfa, palestra “Currículo”, com explanação da profª-drª Flávia da Silva Fereira Asbahr; e no período da tarde, debate de projetos e oficinas.

Finalmente, para fechar esta semana, na sexta-feira (26), no Auditório Alfa do Palácio da Educação haverá continuação da gestão do “Demandanet”, composições de turmas e a lotação de docentes e não-docentes.

Ainda nesta data (26), pela manhã, o mesmo auditório traz o Programa “Qualidade de Vida e Sustentabilidade”, capacitação para manipuladores de alimentos, em três palestras matinais: ginástica laboral; “Segurança de Alimentos – Ações Preventivas”; e “Alimentação Saudável e Qualidade de Vida”. À tarde e para encerrar a semana, mais duas palestras: “Criatividade no Uso dos Gêneros Alimentícios”, e “O Papel da Supervisão no Serviço de Alimentação para Coletividades”.