Educação incentiva Programa de Apoio ao Tempo Integral

Uma das atividades mais importantes desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Educação é o chamado Programa de Apoio ao Tempo Integral (PATI). Uma das atividades deste programa, alunos da rede municipal de ensino participaram de três oficinas: na informática, o computador foi uma ferramento pedagógica em que os alunos desenvolveram habilidades como digitação, utilização de acessórios (mouse) e o reconhecimento de elementos da Interface.

O conceito de Interface é amplo e pode expressar pela presença de ferramentas para o uso e movimentação de qualquer sistema de informações, material ou virtual. Mas, é entendido como o conjunto de meios planejadamente dispostos sejam eles físicos ou lógicos com vista a fazer a adaptação entre dois sistemas para se obter um certo fim cujo resultado possui partes comuns aos dois sistemas, ou seja, o objeto final possui características dos dois sistemas.

Assim, o alunos puderam completar as letras que estão faltando das palavras (relacionado à história), tais como colorir imagem, jogo da memória e a ordenar as cenas da lendaVitória-Régia(os alunos de ano descrevem cada cena, utilizando o teclado).

Zona NorteEm agosto passado e neste mês de setembro, ainda pelo Programa de Apoio ao Tempo Integral (PATI), alunos da rede também desenvolveram o temafolclore, no formato de teatro, realizado no palco do EMAIC-CPCProfessor Daniel Caetano do Carmo, na zona norte da cidade.

No breve enredo, o espectadores (alunos) conhecem duas criançasAninha e Tati (encenados por docentes), em que as meninas precisam realizar um trabalho escolar sobre as lendas folclóricas e o meio ambiente. Na estória, quando encontram um livro mágico, todos são levados para uma floresta encantada, e precisam ajudar a índia Anahí a relembrar as lendas indígenas para que possam então, retornar para casa.

São atividades complementares como esta que auxiliam e instigam os alunos a aprenderem com mais eficiência, pois a informática, atividades artísticas e culturais são algumas destas atividades que mais tem a atenção dos alunos, de uma forma geral”, comentou Sara Zero dos Santos, gestora do EMAIC.