Destaque da CidadeEducação

Educação encerra semana de capacitações nesta sexta

Nesta última semana de capacitações para os servidores da Secretaria Municipal de Educação, a pasta já faz os preparativos finais para o começo do ano letivo, a partir da próxima segunda-feira (5), na semana que antecede o período de carnaval. Esta primeira semana de aulas, a rede municipal faz uma rápida adaptação dos alunos em suas respectivas salas de aulas e, na segundo quinzena de fevereiro, efetivamente, começa o ano letivo.

Porém, para esta segunda e última semana de capacitações, previstas no Programa de Educação Continuada (PEC), gestores, coordenadores, docentes e servidores da pasta ainda participam de atividades especiais, como palestras, orientações gerais e os dois últimos encontros administrativos e pedagógicos nas unidades educacionais.

Esta segunda-feira (29), por exemplo, nas dependências do Centro de Convenções ?Prof.-Dr. Fausto Victorelli? foram realizadas pela manhã e à tarde, a palestra ?A Formação dos Professores?, proferida pela Profª-Drª Elaine Sampaio Araújo, com participação de uma boa platéia, com mais de 400 participantes.

Graduada em História pela Universidade de São Paulo (1992), a professora tem mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998), com doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003), a docente tem pós-doutorado pela Universidade de Aveiro/Portugal (2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática na Infância, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de professores, educação matemática, aprendizagem docente e teoria da atividade.

Atualmente é professora da Universidade de São Paulo, atuando no curso de Pedagogia e de Pós-graduação em Educação da FFCLRP – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto; é vice líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica – GEPAPe. Em maio de 2010 assumiu a Direção adjunta do Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional, CIDInE, Portugal, sendo responsável pela seção brasileira do Centro.

? Programação ? Nesta terça-feira (30), no Auditório Alfa do Palácio da Educação, também pela manhã e à tarde, a palestra será ?A Base Nacional Comum Curricular?, com uma equipe de docentes da Asser (Escola Superior de Tecnologia e Educação). Já na quarta-feira (31), a última palestra da semana, com o tema ?Primeiros Socorros, Combate e Prevenção de Incêndios?, com o Corpo de Bombeiros de Pirassununga, pela manhã e à tarde.

Tanto na quinta-feira (1º de fevereiro), quanto na sexta-feira (dia 2), a pasta realiza, respectivamente nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino, os chamados encontros administrativos e pedagógicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.