Direitos Humanos adere à Campanha ABRINQ, de combate ao abuso e exploração sexual

Durante a tarde da quinta-feira passada (dia 10), no Auditório Beta do Palácio da Educação, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Justiça, promoveu palestra especial referente à Campanha ABRINQ de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes. Esta palestra foi proferida pela psicóloga Gabriela Oliveira, da AMMA, com a abertura feita pela secretária municipal Maria Priscila Sampaio de Souza, que relatou a importância desta campanha.

A pasta de Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, AMMAAssociação Alda Miranda Matheus, e CMDCA Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Pirassununga fizeram o apoio e ministraram aos gestores da Rede Municipal de Ensino, palestra sobre o tema18 de maioDia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

O objetivo principal desta campanha da ABRINQ é informar, sensibilizar e tornar cada gestor, um multiplicador deste tema, muito importante no combate mais eficaz contra este crime. A data 18 de maio foi escolhida como dia de mobilização contra a violência sexual porque, nesta mesma data, no ano de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como oCaso Aracelli.

Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. A proposta do18 de maio” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual”, reiterou a secretária municipal Priscila Sampaio de Souza (Diretos Humanos).

De acordo com a secretária, toda essa equipe formada pela parceria tem como objetivo de levar este tema, a cada escola da Rede Municipal de Ensino, tanto para o ensino infantil, quanto o ensino fundamental.