“Dia do Desafio” terá Pirassununga x Itapajé (CE), nesta quarta, dia 30

No mês de abril passado, o Serviço Social do Comércio (SESC) – Regional de São Carlos – fez um comunicado-convite à Secretaria Municipal de Esportes para a participação anual de mais uma edição do “Challenge Day”, mais conhecido como o “Dia do Desafio”, realizado sempre na última semana do mês de maio. Este é considerado um dos eventos desportivos mais tradicionais em todas as Américas, cujo objetivo principal é incentivar a população a realizar, por pelo menos 15 minutos, alguma atividade esportiva.

Já neste mês de maio, a organização do evento fez o lançamento da versão 2018, com o sorteio entre as cidades desafiantes. Pirassununga, após alguns anos tendo cidades oponentes vindas do exterior, especialmente de Cuba, para este ano terá a cidade de Itapajé – próxima à região metropolitana de Fortaleza (CE), como sua desafiante. O “Dia do Desafio” vai acontecer nesta quarta-feira (dia 30), véspera de feriado religioso (Corpus Christi, dia 31).

A cidade desafiante é Itapajé, localizada na região central do Estado do Ceará. Sua população estimada em 2016 é de mais de 50 mil habitantes e, de acordo com o mesmo levantamento, esta cidade cearense, na atualidade, é uma das que mais geram empregos no Ceará, com quase 100% de disponibilidade de rede de energia elétrica, pavimentação dos logradouros e coleta de lixo.

As terras de Itapajé localizam-se no centro da Serra de Uruburetama, onde habitavam os índios guanacés, apuiaré e outras etnias de línguas tupi, mais de cinco séculos. A região era descrita pelos padres Francisco Pinto e Luís Figueira, quando estes passaram pela região em 1607, com a missão de contactar os indígenas. O núcleo urbano surgiu com a chegada de portugueses que vieram implantar a pecuária na região.

Histórico Criado em 1983, na cidade de Saskatoon, no Canadá (em comemoração ao centenário de fundação desta localidade), o Dia do Desafio é uma campanha que visa contribuir para a redução do sedentarismo e promover mudanças de comportamentos ao sensibilizar e motivar pessoas de diferentes faixas etárias a conhecer, experimentar e praticar atividades físico-esportivas diariamente.

ODesafiopromove uma competição amigável que envolve cidades, instituições e pessoas e é uma iniciativa da TAFISA (The Association For International Sport for All). No continente americano é coordenado pelo SescSão Paulo com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association).

O SescSão Paulo iniciou sua participação na campanha em 1995, coordenando as ações no Brasil. Em 1997 ampliou para a América Latina e desde o ano 2000, coordena todo o Continente Americano. Em 2017, o Dia do Desafio contou com 19 países inscritos, reunindo 3.469 cidades e mais de 43 milhões de participantes, no Continente Americano. A participação deve ser comunicada na Secretaria Municipal de Esportes pessoalmente ou pelo telefone (19) 3561-7349, até às 20h30.