Destaque da CidadeEsporte

“Dia do Desafio” acontece na última semana da maio

Durante esta semana, a Secretaria Municipal de Esportes recebeu um comunicado do Serviço Social do Comércio (SESC), pela Regional de São Carlos, de que está convidada, mais uma vez, para participar de um dos mais tradicionais eventos das Américas: o ?Challenge Day?, mais conhecido como o ?Dia do Desafio?, realizado sempre na última quinta-feira do mês de maio.

Pelo protocolo da organização, no dia 7 de maio (uma segunda-feira), acontece o lançamento da versão 2018 deste evento, com o sorteio das cidades participantes. O ?Dia do Desafio? vai acontecer na quinta-feira (dia 30), véspera de feriado religioso (Corpus Christi, dia 31).

No ano passado, este mesmo evento ocorreu dia 31 de maio, e teve como confronto, Pirassununga e Songo La Maya, cidade do interior da Ilha de Cuba, muito próxima do litoral sul insular, na Província de Santiago de Cuba.

? Histórico Criado em 1983, na cidade de Saskatoon, no Canadá (em comemoração ao centenário de fundação desta localidade), o Dia do Desafio é uma campanha que visa contribuir para a redução do sedentarismo e promover mudanças de comportamentos ao sensibilizar e motivar pessoas de diferentes faixas etárias a conhecer, experimentar e praticar atividades físico-esportivas diariamente.

O ?Desafio? promove uma competição amigável que envolve cidades, instituições e pessoas e é uma iniciativa da TAFISA (The Association For International Sport for All). No continente americano é coordenado pelo SescSão Paulo com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association).

Ainda sobre a origem deste evento, durante o rigoroso inverno canadense de 1983, o prefeito de Saskatoon sugeriu aos moradores da cidade que às 15 horas todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. No ano seguinte, a prefeitura da cidade convidou a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.

? SESC – O SescSão Paulo iniciou sua participação na campanha em 1995, coordenando as ações no Brasil. Em 1997 ampliou para a América Latina e desde o ano 2000, coordena todo o Continente Americano. A cada ano cresce o número de cidades, instituições e pessoas participantes. Em 2017, o Dia do Desafio contou com 19 países inscritos, reunindo 3.469 cidades e mais de 43 milhões de participantes, no Continente Americano.

Mais do que a competição a ideia central do Dia do Desafio é mudar os hábitos e iniciar uma prática esportiva. Na cidade, escolas, empresas e clubes vão promover atividades especiais. A participação deve ser comunicada na Secretaria Municipal de Esportes pessoalmente ou pelo telefone (19) 3561-7349.