Demutran recupera sinalizações e faz mudança de mão de direção

A redução de velocidade e disciplinarização do trânsito é um dos objetivo do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública. Por este motivo, nos últimos dias, o departamento providenciou uma série de recuperação das sinalizações horizontais em algumas vias importantes a cidade.

Com auxílio do Serviço de Água e Esgoto de Pirassununga (SAEP), a avenida Newton Prado ganhou a chamada “travessia elevatória” junto à rotatória com as ruas José Bonifácio e Capitão Vasconi, nas imediações do hospital com o Paço Municipal e Fórum. Após a conclusão da obra, o Demutran providenciou a sinalização da “travessia elevada” – conforme estabelece a Resolução do Contran nº 495, de 5 de junho de 2014 – em que permite as condições de acessibilidade e segurança de pedestres em vias públicas. As travessias elevadas ampliam e permitem a visibilidade do pedestre ao cruzarem a rua e, também, reduzem a velocidade dos veículos.

Além desta experiência com a “travessia elevada”, o departamento também providenciou a recuperação de redutores de velocidade à rua Duque de Caxias em alguns pontos, o que permite a disciplina de redução de velocidade numa das vias mais importantes da cidade.

Nova sinalização – Desde a semana passada, segunda-feira (15), o Demutran providenciou a nova sinalização de mão de direção única no trecho compreendido entre a rua Jovem Rosolém e a avenida Capitão Antonio Joaquim Mendes.

Após reclamações de moradores feitas à Câmara Municipal e à própria municipalidade, o prefeito Ademir Lindo autorizou a mudança proposta: se anteriormente, este trecho era de “mão dupla”,a partir de agora, só é válido o tráfego sentido à avenida Capitão Antonio Joaquim Mendes.

A mudança também permite que seja implantada uma faixa de pedestre nas imediações do Centro de Especialidades Médicas (CEM) e a mão única de direção deve garantir mais segurança especialmente aos pedestres.