Destaque da CidadeDestaque1EsporteFundo Social

Delegação pirassununguense segue para disputa dos 21º JORI, em Lins

No início da tarde desta quarta-feira (21), com participação dos secretários municipais de áreas sociais, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Pirassununga, Liliane Pavão Alves Lindo (FSS), além do próprio prefeito pirassununguense Ademir Lindo estiveram presentes no embarque da delegação dos 80 atletas e 30 dirigentes e equipe de apoio que seguiram até a cidade de Lins (SP), para participarem do 21º Jogos Regionais do Idoso (JORI), válido pela 3ª Região Esportiva do Estado de São Paulo.

O prefeito Ademir Lindo, em breves palavras, incentivou os atletas da 3ª Idade em participar do evento em Lins ? cidade localizada no Oeste Paulista, há cerca de 300 quilômetros de distância ? ao saber que Pirassununga está inscrita nas 14 modalidades desportivas do JORI.

A delegação seguiu, pontualmente, às 13h30 desta quarta-feira (21), saindo do Complexo Esportivo e de Educação Física ?Presidente Médici? (CEFE), sede da Secretaria Municipal de Esportes, rumo à cidade de Lins, com viagem de cerca de três a quatro horas de duração.

Pirassununga é uma das cidades mais vitoriosas do JORI da 3ª Região Esportiva: a cidade acumula 13 conquistas gerais, e tem a cidade de Piracicaba como uma de suas principais rivais, em quase todas as modalidades desportivas.

? História Competição realizada numa parceria entre Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) com o Fundo Social de Solidariedade (FUSSESP), idealizada por dona Lila Covas, em 1995. Como nas edições passadas, são 14 modalidades disputadas entre atletas de ambos os gêneros com, no mínimo 60 anos de idade: atletismo; bocha; buraco; coreografia; damas; dança de salão; dominó; malha; natação; truco; tênis; tênis de mesa; voleibol adaptado e xadrez.

Os Jogos dos Idosos tiveram seu início em 1994, com a nomenclatura de ?Caros Coroas?, em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera. O evento foi considerado um sucesso e a antiga Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo – hoje Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude – organizou outro encontro dos participantes em 1995, mas já com o nome de Jogos Regionais do Idoso (JORI), e com objetivo principal proporcionar aos participantes a socialização, integração, e participação em evento, competindo saudavelmente entre si, buscando a superação, pois todos os atletas ganham medalha pela sua atuação na competição.

Para a inclusão nos JORI, até o ano de 1997, a idade mínima era de 55 anos, mas, a partir do ano de 1998, a idade mínima foi elevada para 60 anos. A competição passou a realizar-se em algumas regiões paulistas, evoluíram e tornaram-se classificatórios para JEI (Jogos Estaduais do Idoso), que atualmente é intitulada como JAI (Jogos Abertos do Idoso).

Segundo informações da SELJ, s omando as oito Regiões Esportivas do Estado participaram do JORI/2016 foram 14 mil pessoas no total, incluindo atletas, árbitros, técnicos e equipes de apoio, que foram envolvidas no evento, um total de 21 mil pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.