Habitação

DeHab promove oficina para comunidade do Jardim Santa Clara

No início da noite desta segunda-feira (30 de janeiro), servidores do Departamento de Habitação ? vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico ? estiveram nas dependências da EMEF ?Professor Iran Rodrigues?, na Vila Santa Fé, para um encontro especial com moradores do novo bairro Jardim Santa Clara, formado por 385 residências populares, com oficinas pós-ocupação, seguindo as normas do programa de habitação ?Minha Casa, Minha Vida?, criado pelo governo federal em 2009.

Para este primeiro encontro, os membros que compõem o DeHab fizeram a apresentação aos novos moradores do conjunto habitacional, em forma de palestra educativa, de condutas para uma boa convivência, em que foram citados diversos exemplos saudáveis e respeitosos, para uma boa relação entre vizinhos.

?É de suma importância que respeitemos e entendamos a regra de boa convivência entre a vizinhança, incentivando o diálogo, para que não haja quaisquer tipos de conflitos, o que atrapalha a boa relação entre os moradores?, observou Hubiratan Jesus Penteado, do DeHab.

Ao decorrer desta palestra, a equipe do Departamento de Habitação incentivou a participação e manifestação dos residentes deste novo bairro, ao fazer um debate de ideias e estimular uma organização para os mutuários. ?Incentivar a criação uma associação de bairro participativa e atuante é um destes objetivos?, complementou Hubiratan Penteado.

  • Agenda ? A primeira oficina promovida pelo Departamento de Habitação ? atualmente vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico ? teve como objetivo principal demonstrar aos mutuário do Jardim Santa Clara, as principais formas de mobilização e organização da comunidade.

Para os próximos cinco meses, os mesmos moradores devem participar de mais oficinais patrocinadas pelo DeHab, com auxílio de cartilha elaborada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), adotado pelo programa habitacional federal ?Minha Casa, Minha Vida?.

Se na semana passada, o tema do encontro foi ?A Vida em Comunidade?, a agenda traz ?Conhecendo Minha Nova Morada?, já no próximo dia 16 ? uma quinta-feira ? sempre a partir das 19 horas, previamente marcada para acontecer, novamente, na EMEF ?Professor Iran Rodrigues? (Vila Santa Fé).

O restante da agenda de encontros segue no mês de março e abril, respectivamente nos dias 16 e 20 destes meses, com o tema único: ?Mapeamento dos Ativos Comunitários?; e se encerra com mais dois encontros, em maio, no dia 18, com o tema ?Preservação Ambiental e Patrimonial?, e em junho, no dia 22, com o tema ?Economia Doméstica?. Quaisquer informações complementares podem ser obtidas pelo telefone do departamento, às segundas e quartas-feiras, em horário comercial ? (19) 3562-6890.

One thought on “DeHab promove oficina para comunidade do Jardim Santa Clara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.