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DeHab prestou centenas de atendimentos e realizou projetos que beneficiaram famílias em dezenas de bairros

As atividades com envolvimento direto do DeHab (Departamento de Habitação)d a Prefeitura de Pirassununga, e principalmente aquelas cujo prosseguimento está a cargo do próprio DeHab, beneficiaram em 2018 centenas de famílias residentes em ao menos 14 bairros ou conjuntos habitacionais construídos em Pirassununga.

Os números constam em relatório do DeHab que fez um balanço final de suas atividades do último ano, justamente com o objetivo de avaliar o que foi feito e quem foram os atendidos e beneficiados pela atuação do Departamento.

Além de realizar parcerias com outras Secretarias no atendimento aos moradores , o DeHab cuida dos contatos com a Caixa Econômica Federal de Piracicaba para orientações e ajustes no calendário de atividades, realizando ainda acompanhamento sistemático das famílias em empreendimentos.

Em 2018 o DeHab realizou visitas domiciliares, orientações diversas e encaminhamentos para os recursos da comunidade, fez cadastramento dos moradores para constatação dos membros familiares e de possíveis irregularidades na ocupação dos imóveis, verificação de denúncias, e foi responsável pela implantação de diversos projetos que beneficiam diretamente os moradores.

O setor presta ainda orientações diversas aos mutuários, realiza entrega de contratos registrados enviados pela Caixa Econômica Federal, providencia o envio dos documentos necessários para a viabilização de convênios (como o que está sendo viabilizado para oferecimento de Cursos de Técnicas Básicas de Gastronomia aos moradores do Jardim Luiz de Castro.

Ainda viabiliza o DeHab os contatos com as Secretarias Municipais de Promoção Social; Direitos Humanos, Cidadania e Justiça; Educação; Saúde, para levantamento de dados a fim de elaboração do Relatório de Diagnóstico por Equipamentos e Serviços Urbanos em determinadas localidades.

Outro serviço prestado é o de atendimento aos mutuários dos conjuntos habitacionais da CDHU (na Zona Norte: Vila Esperança; Jd. São Lucas e Jd. Redentor; Zona Sul: Jd. Anversa C1 e C2; Zona Oeste / Vila Santa Fé: Jd. São Bento; Jd. Santo Onofre; Jd. São Paulo. É prestado atendimento aos mutuários com orientações e solicitações de transferências, aditamentos e assinatura de contratos, quitações, sinistro (óbito e invalidez), contratos encerrados, além de ser realizada a regularização de débitos, acordos, compensação de valores; 2ª via de prestações e regularizações de Conjuntos Habitacionais.

Para exemplificar a atuação foi realizado no início de dezembro de 2018 plantão de atendimento para a regularização de débitos, contratos, acordos, escrituras e transferências. Uma equipe da CDHU convocou 179 mutuários para realizar os acordos.

O Diretor de Habitação da Prefeitura de Pirassununga, Hubiratan Jesus Penteado, faz um balanço positivo das atividades da pasta. ?Mesmo com a situação adversa da economia do país, todos os projetos que estavam previstos foram realizados com sucesso. Para esse ano de 2019 esperamos conquistar a implantação do tão sonhado conjunto habitacional do Faixa 1 do Minha Casa Minha Vida?, explica Penteado.

 

Veja os atendimentos prestados pelo DeHab em 2018:

 

Detalhamento dos atendimentos prestados pelo DeHab em 2018:

 

Residencial Jd. Santa Clara:

* Reuniões semanais entre a equipe do DEHAB e as Assistentes Sociais executoras contratadas pela Instituição Vida Renovada (janeiro à maio);

* Parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social (CRAS, CREAS, CadÚnico), no atendimento aos moradores. Parceria cedendo o espaço Socioeducativo Cuidando do Amanhã para reuniões mensais com os moradores;

*Contatos com a CAIXA de Piracicaba para orientações e ajustes no calendário de atividades e entrega de relatórios;

*Acompanhamento sistemático das famílias no empreendimento pelas Assistentes Sociais executoras (janeiro à maio) e DEHAB através de: visitas domiciliares, orientações diversas e encaminhamentos para os recursos da comunidade;

*Vistoria para apuração de denúncia de ocupação irregular e encaminhamento do Termo de Certificação de Vistoria ? Ente Público à CAIXA de Piracicaba;

*Reunião mensal junto aos moradores do empreendimento ? Palestra Informativa ? Conscientização sobre a Proliferação do Aedes Aegypti ? Prevenção da dengue, chikungunya, zika-vírus e febre amarela, proferida pela Secretaria Municipal da Saúde;

*Entrega dos Certificados do SENAC ? Cursos e Workshops, aos moradores do empreendimento Sta Clara, pelo SENAC São Carlos e DEHAB ? 10/05;

*Entrega de convites e divulgação aos moradores do Jd. Sta Clara, nos dias 18 e 19/07, para participarem do Projeto Esporte;

*Inscrições para o Projeto Esporte, ?Criando Cidadãos Através do Esporte?, no Centro de Referência da Assistência Social ? CRAS e Projeto Socioeducativo Cuidando do Amanhã ? de 23 à 27/07. Foram realizadas 87 inscrições;

*Implantação do Projeto Esportes ? ?Criando Cidadãos Através do Esporte?, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e do Projeto Socioeducativo Cuidando do Amanhã ? 08/08/18. Iniciação esportiva no atletismo, voleibol, futebol e futsal, com crianças e jovens, de 7 a 17 anos, de ambos os sexos, moradores no empreendimento. O projeto está sendo desenvolvido no Campo de Futebol da Vila Santa Fé e Quadra Poliesportiva da Escola Prof. ?Iran Rodrigues?, às 2ª e 4ª feiras, nos períodos matutino e vespertino. Os materiais esportivos foram adquiridos através do convênio com a CAIXA. Estão participando do projeto 94 alunos;

*Orientações diversas aos mutuários e contato com a CAIXA de Piracicaba e CAIXA de Pirassununga para sanar dúvidas;

*Entrega de 32 contratos registrados enviados pela Caixa Econômica Federal aos moradores (dezembro).

Residencial Pirassununga F ? Jd. Luíz De Castro:

* Contato com a CAIXA de Piracicaba para a elaboração do Projeto Técnico Social do Jd. Luíz de Castro;

*Reunião com o SENAC de São Carlos para apresentação do PTS e do trabalho a ser desenvolvido no Residencial e solicitação de proposta de trabalho para o desenvolvimento de cursos a serem ministrados, conforme interesse dos moradores;

*Elaboração do PTS e encaminhamento à CAIXA ? Piracicaba (18/05);

*Providências e envio dos documentos necessários para a viabilização do convênio;

*Recebimento do Termo de Convênio em três vias para colher assinatura do Chefe do Executivo (17/08);

* Parceria com as Secretarias Municipais de Promoção Social e Direitos Humanos, Cidadania e Justiça; cedendo os locais para o desenvolvimento dos cursos;

*Divulgação do projeto de trabalho social/cursos para as famílias residentes no empreendimento (in loco) (27/09));

*Inscrições para os cursos do SENAC, realizadas no CRAS Sta Fé;

*Entrega de convites aos moradores do empreendimento para participarem de reunião para explanação do Projeto Social e orientações dos cursos do SENAC;

*Reunião com os moradores do empreendimento, em parceria com o CRAS Sta Fé, para divulgação e apresentação do Projeto Social (13/11);

*Aguardando trâmites burocráticos para a formalização de convênio com a empresa SENAC para i niciação dos Cursos: Técnicas Básicas de Gastronomia, a ser desenvolvido no Projeto Socioeducativo Cuidando do Amanhã; Preparo de Lanches; Preparo de Hambúrgueres e Preparo de Pizzas, a serem desenvolvidos no CRAS Santa Fé;

*Elaboração e encaminhamento de Relatórios Mensais de Acompanhamento do Trabalho Técnico Social à CAIXA de Piracicaba.

Residencial Parque Terras de Santa Ana:

*Elaboração do Relatório de Diagnóstico da Demanda por Equipamentos e Serviços Urbanos, juntamente com a Matriz de Responsabilidade e Instrumento de Compromisso solicitados pela CAIXA (22/11);

*Contatos com as Secretarias Municipais de: Promoção Social; Direitos Humanos, Cidadania e Justiça; Educação; Saúde, para levantamento de dados a fim de elaboração do Relatório de Diagnóstico por Equipamentos e Serviços Urbanos;

*Reunião Técnica Social na Caixa Econômica Federal de Piracicaba, com a Gerência Executiva de Habitação: Portaria 464/MCidades e Experiências Exitosas PTTS (Projeto de Trabalho Técnico Social) /MCMV (22/11).

Trabalho Desenvolvido com a CDHU, Cohab Ribeirão Preto e Cohab Bandeirantes:

*Treinamento de Agentes Municipais de Habitação, na CDHU Araraquara, com a equipe técnica da Companhia, realizado em 31/10;

*Plantão de atendimento para a regularização de débitos, contratos, acordos, escrituras, transferências, realizado no Paço Municipal, junto a equipe da CDHU, por meio do qual foram convocados 179 mutuários (01/12).

Atendimento aos Mutuários dos Conjuntos Habitacionais – CDHU:

Zona Norte: Vila Esperança; Jd. São Lucas e Jd. Redentor; Zona Sul: Jd. Anversa C1 e C2; e Zona Oeste (Vila Santa Fé): Jd. São Bento; Jd. Santo Onofre; Jd. São Paulo

*Transferências, Aditamentos e Assinatura de Contratos;

*Quitações (saldo devedor e recursos próprios); Sinistro (óbito e invalidez); Contratos Encerrados;

*Regularização de débitos; Acordos; Compensação de Valores; 2ª via de prestações;

*Regularizações dos Conjuntos Habitacionais: Jd. São Bento; Santo Onofre e Jd. São Paulo, localizados na Vila Santa Fé.

COHAB Ribeirão Preto – Jardim das Laranjeiras – atendimento aos mutuários:

*Orientações e procedimentos para lavrar escrituras; transferências e 2ª via de prestações.

*COHAB Bandeirantes – Jd. Lauro Pozzi e Vila Redenção – atendimento aos mutuários:

*Orientações e procedimentos: Minuta de Escritura, Contratos Invalidez, Óbito;

*Solicitação de Contratos: Assinatura de Contratos, Quitações e Transferências.

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